Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Com a chegada do outono, mais de um milhão de alagoanos devem se vacinar contra a Influenza a partir de abril

A campanha acontecerá em duas etapas; o dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril

Com a chegada do outono, mais de um milhão de alagoanos devem ficar atentos à vacinação contra o vírus da Influenza. O Governo Federal inicia, a partir do dia 4 de abril a campanha de vacinação contra a Influenza. Em Alagoas, 1.142.372 fazem parte do público alvo da campanha.

A campanha da vacinação para a Influenza ocorrerá em meio ao avanço da vacinação contra a covid-19. "A campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a covid-19. Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19, para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas. Além disso, todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 nas ações de vacinação deverão ser adotadas", explica a nota técnica do Ministério da Saúde.

Leia também

Em todo o Brasil, a estimativa é que mais de 76 milhões de pessoas se imunizem contra o vírus da gripe. A previsão é que a vacinação ocorra até o dia 3 de junho e, para isso, o Governo Federal elaborou um cronograma de imunização de acordo com o público alvo.

A campanha acontecerá em duas etapas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril.

Primeira etapa - entre os dias 04/04 e 02/05

  • idosos com 60 anos ou mais;
  • trabalhadores da saúde;

Segunda etapa - entre os dias 03/05 e 03/06

  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes e puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Professores;
  • Comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade.

Em Alagoas, a maioria do público alvo são idosos (383.106); crianças de 6 meses a 4 anos (223.642); pessoas com deficiência (182.012) e pessoas com comorbidades (182.012).

O Ministério da Saúde lembra que, na última campanha, realizada em 2021, a maioria dos estados brasileiros não alcançou a meta de vacinar 90% do público alvo, o que inclui o estado de Alagoas.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito.

A doença é uma infecção respiratória aguda, causada por diferentes vírus, dentre eles o A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. Habitualmente em cada ano circula mais de um tipo de influenza concomitantemente (exemplo: influenza A (H1N1)pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B).

Dependendo da virulência dos vírus circulantes, o número de hospitalizações e mortes aumenta substancialmente, não apenas por infecção primária, mas também pelas infecções secundárias por bactérias.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas