Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Com 20 cidades em análise para situação de emergência, Defesa Civil Nacional presta assistência a gestores de municípios de AL

Envio das equipes do órgão federal para o estado foi uma determinação do presidente Jair Bolsonaro, após pedido do senador Collor e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

Em reunião nesta segunda-feira (30), em razão das fortes chuvas que atingiram Alagoas nos últimos dias, a Defesa Civil Nacional prestou assistências aos gestores dos municípios do estado, auxiliando na busca de recursos para a recuperação de locais públicos que foram danificados pelo desastre. Atualmente, Alagoas tem 20 cidades em análise para situação de emergência e 13 reconhecidas pelo Governo Federal.

O envio das equipes da Defesa Civil Nacional para acompanhar a situação de perto foi uma determinação do presidente Jair Bolsonaro, após pedido do senador Collor e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Na última sexta (27), inclusive, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, esteve no estado e sobrevoou algumas cidades.


				
					Com 20 cidades em análise para situação de emergência, Defesa Civil Nacional presta assistência a gestores de municípios de AL
Alagoas tem 20 municípios em análise para situação de emergência. Ailton Cruz

Segundo o coordenador de Gerenciamento de Risco da Defesa Civil Nacional, Leno Queiroz, a reunião teve como objetivo prestar informações sobre como os municípios podem ter acesso aos recursos para ações de restabelecimentos, como a limpeza de vias, recuperação de acessos, entre outros.

"É um desastre em andamento, pois temos uma situação de chuva que ainda ocorre. Em alguma pontos do estado, ela tá intensificada. É seguir as orientações da Defesa Civil do estado e dos municípios. Em caso de risco, pode procurar um local seguro e orientação da prefeitura. A Defesa Civil Nacional, assim como o Governo Federal, estão à disposição para ajudar os municípios no que for preciso", disse Queiroz.

Artigos Relacionados

Ainda de acordo com Queiroz, em Alagoas e Pernambuco, que também tem registrado fortes chuvas, o essencial é manter com os investimentos de recuperação, a preparação das equipes e a orientação da população. "Nós temos uma situação de recorrência de chuva que há muito tempo não acontecia. então, mesmo aquelas comunidades que estavam bem preparadas, ela sofreram com as consequências dessas chuvas."

Durante a reunião, os representantes da Defesa Civil Nacional explicaram que os gestores dos municípios precisam fazer o registro dos danos para a solicitação dos recursos, sendo, se for possível, necessário ter uma imagem do antes e depois do local afetado. Também foi informado sobre limpeza de vias, recuperação de pontes, locais públicos, entre outros pontos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas