Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Cineasta alagoano Pedro da Rocha morre vítima de Covid-19 aos 64 anos

Ele atualmente trabalhava na finalização daquele que será seu trabalho mais ambicioso e complexo, o telefilme documental “O Impeachment - Setembro, 1957, Sexta-feira 13”

O cineasta alagoano Pedro da Rocha, de 64 anos, morreu neste sábado (25) vítima da Covid-19. Ele engrossa o número de mortos pela doença, que apesar do avanço da vacinação ainda continua levando muitos alagoanos para os hospitais.

Natural da cidade de Junqueiro, Pedro da Rocha construiu uma trajetória de pioneirismo no audiovisual do estado, ousando produzir suas obras muitas vezes de forma independente, quando ainda não existia qualquer política de fomento. “Pedro fez um cinema verdadeiramente popular, sempre atento ao diálogo profundo com o público”, diz, em nota, a direção do Cine Arte Pajuçara.

Leia também

Entre as principais contribuições que deu para o audiovisual, Pedro atuou como presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas de Alagoas (ABD&C-AL) no biênio 2009/2010; foi um dos fundadores da Mostra Sururu de Cinema Alagoano; coordenou a Mostra Junqueiro de Cinema, além dos filmes que realizou.

Na sua filmografia se destacam títulos como “A Risonha Morte de Tião das Vacas” (fic., 13 min., 2005), “Desalmada e Atrevida” (fic., 26 min, 2007), “O Santo Guerreiro do Povo” (doc., 26 min., 2007), “Sol Encarnado” (fic., 17 min, 2012) e “Memórias de uma Saga Caeté” (doc., 20 min, 2012), entre outros. Ele deixa como legado mais de 20 filmes.

Pedro atualmente trabalhava na finalização daquele que será seu trabalho mais ambicioso e complexo, o telefilme documental “O Impeachment - Setembro, 1957, Sexta-feira 13”. O filme narra as tensões em torno do afastamento do governador Muniz Falcão, um dos mais emblemáticos e violentos episódios da vida parlamentar brasileira.

Pedro nasceu em 1957, filho de Noel Clemente de Oliveira e Terezinha da Rocha Oliveira. Era casado com Vera Rocha, que além de esposa e companheira foi responsável pela produção de muitos de seus trabalhos.

Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte do cineasta. O sepultamento ocorre ainda na tarde de sábado (25) no Cemitério Parque da Flores.

*Com informações do Cine Arte Pajuçara

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas