Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Cardiologista com ELA usa redes sociais e faz apelo por trabalho

Hemerson Casado Gama é cirurgião cardíaco e foi diagnosticado com a doença há 10 anos

Por meio de uma publicação nas redes sociais, o médico alagoano Hemerson Casado Gama, de 56 anos, anunciou que está em busca de uma oportunidade de emprego. Hemerson é cardiologista e um exemplo na luta por uma maior atenção aos pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que enfrenta há 10 anos.

Em sua postagem nas redes sociais, o conceituado médico alagoano se dispõe a trabalhar, mesmo possuindo limitações físicas severas em virtude das sequelas da doença. Apesar de tudo isso, ele apela por uma oportunidade em um concorrido mercado de trabalho.

O cardiologista convive com a doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva acarretando paralisia motora irreversível.

A expectativa de vida de quem tem ELA é de três a cinco anos, após o diagnóstico. Apenas 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos. Hemerson foi diagnosticado com a doença em 2012, lá se vão quase 11 anos.

"Sou um paciente com uma doença rara, neurodegenerativa, mas eu tenho um cérebro intacto e trabalho em vários lugares com a telemedicina. Estou procurando por emprego em prefeituras do interior, como cardiologista, com teleconsultas e telediagnósticos", diz a postagem publicada em suas redes sociais, na quinta-feira (25).

O médico descobriu a doença aos 45 anos e, segundo ele afirma, no auge de sua carreira profissional. "Eu fui paralisando as pernas, depois os braços, depois eu perdi a deglutição e a respiração. Perdi a voz e, hoje, só mexo os olhos. Eu me transformei em um prisioneiro encarcerado no meu próprio corpo. Agora imagina toda essa inércia com uma mente completamente sã", afirmou o médico para uma publicação do Ministério da Saúde sobre doenças raras.

Artigos Relacionados

O profissional, agora, aguarda ansiosamente por uma chance de poder voltar a exercitar a medicina, sua grande paixão, e quebrar mais um paradigma. Além de sobreviver com ELA, fato que lhe impõe inúmeras dificuldades físicas e respiratórias, o médico também se mostra disposto a voltar a atuar e dar continuidade a sua carreira profissional.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas