Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Brasileira presa com drogas na Indonésia não será executada: “Milagre”

Decisão do júri na Indonésia ocorreu nesta quinta (8) após quase dois meses de julgamento. Ela também precisará pagar multa de R$ 300 mil

A brasileira Manuela Vitória de Araújo Farias, presa com quatro quilos de cocaína na Indonésia, foi condenada a 11 anos de prisão por tráfico de drogas.

A sentença foi proclamada nesta quinta-feira (8) na última etapa do julgamento, que teve início em abril. A decisão é considerada um milagre por parte da defesa da jovem.

Leia também

De acordo com o advogado Davi Lira da Silva, que representa a família da jovem no Brasil, além da prisão, Manuela terá que pagar uma multa de mais de 1 bilhão de rúpias indonésias — moeda local e que equivale a cerca de R$ 300 mil. Apesar disso, ele acredita que ela deve cumprir entre seis e sete anos de prisão.

— A defesa se sente feliz. O termo usado por mim e outros defensores é milagre. A Indonésia é super rígida, esta semana um brasileiro pegou 30 chibatadas por estar bêbado na rua — pontua o defensor.

Ainda segundo Silva, inicialmente ela cumprirá a pena em regime fechado, mas a defesa espera que ela diminua em até oito anos, progredindo de regime neste intervalo. A brasileira, no entanto, não poderá cumprir a condenação no Brasil.

Nas redes sociais, a jovem comemorou a decisão. Em uma publicação ela disse que "sempre soube que ia dar certo".

"Entrei pelo celular do advogado. Obrigada Deus por tudo, tu sabes o que é melhor para mim.

A todos que desejaram meu bem e oraram ao meu respeito, sempre soube que ia dar tudo certo, pois meu Deus é quem luta por mim! Gratidão, nunca esquecerei quem não me abandonou, amo vocês", escreveu.

A jovem vivia em Santa Catarina junto com a mãe, onde vendia perfumes e lingeries. Além disso, ela também tinha residência no Pará, onde o pai mora.

Manuela teria embarcado para a Indonésia em um aeroporto de Santa Catarina, mas a data e a cidade do voo não foram divulgadas. Ela, ainda, teria feito uma escala no Catar antes de chegar no país asiático. Segundo a defesa, a prisão ocorreu entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando a droga foi encontrada em uma das bagagens dela.

Em 27 de janeiro, ela foi indiciada por tráfico de drogas. O advogado alega que a jovem foi enganada por uma organização criminosa de Santa Catarina, que teria prometido férias e aulas de surfe no país asiático e, com isso, ela foi usada como "mula" para o transporte da droga.

Durante uma das audiências do processo, em 30 de maio, Manuela teria pedido desculpas às autoridades da Indonésia por "ofender o país". Segundo o advogado, a mensagem foi uma orientação da própria defesa.

Entre as possibilidades de condenação estava a de prisão perpétua ou pena de morte, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Indonésia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas