Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Beleza masculina: Oferta de serviços diferenciados para homens vira tendência

Procura por produtos e tratamentos específicos para homens cresceu e estabelecimentos inovam para atender o público masculino

Quem foi que disse que homem não se cuida? Cuidados com a beleza deixou de ser tarefa exclusiva das mulheres e, cada vez mais, o universo masculino tem ganhado serviços especializados. Uma pesquisa da consultoria Croma Solutions, realizada em dezembro de 2018, apontou que 63% dos homens assumem que cuidam da beleza e do corpo.

Se até pouco tempo atrás grande parte da população masculina cortava o cabelo em algum barbeiro de bairro ou em algum salão de beleza, atualmente quem anda pelas ruas de Maceió já percebeu o aumento de estabelecimentos especializados em tratamentos masculinos.

Leia também

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de produtos masculinos, ficando atrás dos Estados Unidos.

Com clientes cada vez mais exigentes e procurando produtos específicos para barba, cabelo e outros tipos de tratamentos, as barbearias se atualizaram. Funcionando a cerca de 7 meses, a Look Barber Club, na Jatiúca, oferece diversos serviços para o público masculino. Nos cuidados com o cabelo, além do corte, tem o realinhamento capilar, com selagem, progressiva e bottox, terapia capilar, escova, penteado, coloração e hidratação. Para a barba, além da opção com toalha quente e massageador, tem pigmentação de barba, limpeza facial com máscara negra e realinhamento de barba. Os clientes ainda contam com manicure, pedicure e sobrancelha e tudo acompanhado de café ou cerveja e videogames.

Imagem ilustrativa da imagem Beleza masculina: Oferta de serviços diferenciados para homens vira tendência
| Foto: FOTO: Arquivo Pessoal / Look Barber

A ideia de criar um espaço para os homens nasceu há cerca de três anos, quando os proprietário, que já contavam com o grupo Look Cabeleireiros, percebeu a transformação do mercado. "Percebemos uma oportunidade de melhorar e personalizar o atendimento para o público masculino. Sempre tivemos uma clientela muito grande masculina e a procura continua crescendo", explica o proprietário Adriano Duvique.

Entre os serviços mais procurados, Adriano destaca que o corte, a barba com toalha quente e o realinhamento capilar estão no topo da lista. Além disso, os clientes têm se interessado cada vez mais pelos produtos específicos para os cuidados com os cabelos e barba. Mas o difícil é escolher o mais adequado. Para isso, as barbearias oferecem dicas personalizadas. "Temos shampoo para cabelo e barba, shampoo para cabelo e barba grisalho, pomadas com efeito brilho e com efeito matte; balm, que é tipo um hidratante para pele e pelo da barba e óleo para barba. A procura é grande e os clientes não vivem sem".

Adriano explica que apesar do conceito barbearia ser antigo e muito conhecido, os estabelecimentos inovaram e as atualizações não param. "Eu acredito que, o empresário tem que entender, viver e estar em constante atualização, buscando novidades e elevando o nível ainda mais do seguimento. Houve e sempre terá atualizações, pois, antes de tudo, trabalhamos com beleza e bem-estar, e esse seguimento não para nunca".

Tendência 

Na parte alta de Maceió, o Payay Plassyus - Estilista Capilar oferece uma estrutura completa para o público masculino. Corte de cabelo, pigmentação capilar, limpeza de pele, barboterapia, manicure e pedicure, massagem nos pés e mãos e sobrancelha. "Começamos com a barbearia. Mas os clientes começaram a procurar outros serviços, como unhas e selagem, e decidimos ampliar. Atualmente são nove pessoas na equipe, entre barbeiros, manicures e cabeleireiras", explica o proprietário Payay.

Na pandemia, setor de serviços fecha 1º semestre com avanço de 10% em Alagoas
Na pandemia, setor de serviços fecha 1º semestre com avanço de 10% em Alagoas | Foto: FOTO: Arquivo Pessoal / Payay Plassy

No local, que também atende o público feminino, além dos diversos serviços, os clientes encontram produtos específicos para os cuidados masculinos e facilidades. Eles podem cortar o cabelo e jogar sinuca, uma partida de dama, assistir Netflix ou disputar videogame. No mercado há 10 anos, Payay destaca que a procura dos homens por tratamentos e cuidados com a beleza cresceu muito, o que alavancou o conceito barbearia.

"Antes a barbearia não era valorizada. Abrir uma chegava a ser motivo de frustração, pois não tinha tanta procura e ainda enfrentava o preconceito. Hoje, ao contrário, todo mundo quer ser barbeiro", destaca o proprietário.

Para contribuir com o crescimento do mercado, após os atendimentos, o Payay Plassyus se transforma em escola, a Academia de Barbearia. "Oferecemos o curso de barbearia e tem sido muito procurado. Já temos uma turma em aula e outra fechada para o próximo semestre", conta.

Imagem ilustrativa da imagem Beleza masculina: Oferta de serviços diferenciados para homens vira tendência
| Foto: FOTO: Divulgação/Harmony SPA

Estética

Além dos cuidados com barba, cabelo e bigode, os homens também têm procurado os tratamentos estéticos. Depilação a laser, tratamentos para gordura localizada, massagens relaxantes ou tratamentos faciais. Apenas no último ano, o Harmony SPA Urbano, no Stella Maris, registrou 20% de aumento na procura do público masculino.

Entre os serviços oferecidos, o mais procurado é a massagem relaxante. "É muito comum a presença deles aqui no SPA. Eles já estão conscientes que precisam se cuidar, diminuir o estresse. Estão em busca de bem-estar".

A rotina e, muitas vezes a cobrança do mercado de trabalho, exigem que os homens apresentem uma aparência saudável e bem cuidada. Algumas vezes, eles são levados pelas esposas ou namoradas, nesses casos, de acordo com a gerente, procuram as massagens relaxantes.

Em outros casos, eles buscam o SPA por conta própria, tentando melhorar aquilo que incomoda, seja um pelo a mais ou a barriga aparente. Cada vez mais, os homens estão deixando antigos preconceitos de lado e buscando qualidade de vida. "Eles estão desmistificando que tratamento estético é coisa de mulher. Eles vêm, buscando saúde. Se preocupam com a aparência e, ao ver os resultados, a melhora no bem-estar e na auto-estima, sempre indicam os amigos".

O mercado tem investido em pesquisas e tratamentos voltados para o público masculino. Grandes marcas de cosmecêuticos já oferecem produtos exclusivos para homens, com linhas completas de shampoo para cabelo, barba, protetor solar, hidratante para o rosto e corpo, respeitando as particularidades da pele masculina. Com tantas opções no mercado, de agora em dia, não há mais desculpa para não se cuidar.

Imagem ilustrativa da imagem Beleza masculina: Oferta de serviços diferenciados para homens vira tendência
| Foto: FOTO: Arquivo Pessoal/Harmony SPA

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas