A aproximação da baixa temporada pode ser o momento importante para o setor hoteleiro alagoano se recompor da perda provocada pela ausência de turistas da Europa, afetada pelo avanço do novo coronavírus. Por outro lado, brasileiros que iriam para o exterior devem lotar os hotéis dentro do país.
"O setor hoteleiro está em atenção com o que está acontecendo em alguns mercados, mas, daqui a pouco, entramos para uma baixa temporada. Dentro do Brasil é que são os principais polos emissores de turistas, que representam mais de 80%. Outros 10% são argentinos e somente 5% de outros países, incluindo a Europa. Os brasileiros que iriam para Europa vão viajar dentro do Brasil", explica Mauro Vasconcelos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Alagoas.
Leia também
Na avaliação de Mauro Vasconcelos, a ausência de visitantes italianos para o setor hoteleiro alagoano - por exemplo - não deve representar grande impacto. "Só realmente Portugal, com relação ao voo que está previsto para junho, que requer certa atenção. Existe como sempre algum cancelamento ou outro, mas não em grandes proporções. A gente está atento com tudo o que está acontecendo", acrescenta o presidente da ABIH.
De acordo com o Ministério da Saúde, Alagoas notificou, até agora, nove casos suspeitos de coronavírus, mas apenas três ainda estão sendo investigados. O último balanço apresentado pelo Ministério da Saúde aponta que o Brasil tem dois casos confirmados de Covid-19, que não têm relação entre si, embora sejam residentes do município de São Paulo. Até essa segunda-feira (2), foram notificados mais de 400 casos suspeitos.