Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Avaliação do Encceja terá quatro mudanças em 2023; veja quais

O objetivo das mudanças é o de garantir inclusão e acessibilidade aos participantes

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será realizado este anos com quatro mudanças estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação. Este ano, a aplicação da prova tanto para o ensino fundamental quanto para o médio será no dia 27 de agosto.

O objetivo das mudanças, segundo o Ministério da Educação, órgão a qual o exame está vinculado, é o de garantir inclusão e acessibilidade aos participantes.

Leia também

O exame também é um dos principais meios de certificação do país, pois, os estudantes que não conseguiram concluir os estudos na idade certa podem usar a certificação para retornar à escola ou entrar em uma universidade. O diploma do ensino médio do Encceja é reconhecido pelo MEC e aceito por todas as instituições de ensino superior do país.

Veja as novidades:

  • Cartão-resposta ampliado: opção de um cartão-resposta com letra ampliada, cujo candidato com deficiência visual poderá solicitar já no sistema de inscrição;
  • Avaliação adaptada: correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista, compreendo as limitações dos candidatos com esta condição;
  • Desburocratização: laudos médicos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise;
  • Diversidade: participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Prova

Os interessados em participar do Encceja 2023 poderão se inscrever entre os dias 22 de maio e 2 de junho, por meio do portal enccejanacional.inep.gov.br. Durante o período de inscrição, os participantes também poderão solicitar atendimentos especializados, como prova em Braile, intérprete de Libras e assistência a deficientes físicos.

O exame será constituído de quatro provas objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, além de redação

Para realizar a prova do ensino fundamental, os participantes devem ter ao menos 15 anos completos. Já para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.

De 3 a 14 de abril, os estudantes que faltaram às provas do Encceja 2022 deverão justificar a ausência. A justificativa é obrigatória para os candidatos que queiram se inscrever gratuitamente na edição de 2023.

Para mais informações, os candidatos ao exame devem acessar o endereço eletrônico https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas