Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Artesanato alagoano ganha destaque em coluna da revista Casa Vogue

Coleção Alagoas Feita à Mão reúne artistas populares sediados do litoral ao sertão de Alagoas, com curadoria do designer Rodrigo Ambrósio

Depois de dois anos de expedição, percorrendo ateliês de artesãos do litoral ao sertão de Alagoas, a coleção Alagoas Feita à Mão realizada pelo designer Rodrigo Ambrósio, a convite da Sedetur, repercute na imprensa nacional. Dessa vez, o trabalho foi publicado na coluna Design do Bom, pela jornalista Winnie Bastian.

A matéria fala sobre a sinergia entre o design e o artesanato, ressaltando como a união das duas vertentes pode ser fértil. No texto, a jornalista ressalta a coleção Alagoas Feita à Mão, realizada por Rodrigo Ambrósio, a convite do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Leia também

A coleção é fruto de uma expedição realizada pelo designer, com a equipe da Sedetur, que percorreu grande parte dos cento e dois municípios de Alagoas. O trabalho uniu duas tipologias artesanais, de duas comunidades diferentes, em cada peça; ao todo foram elaborados seis produtos utilitários para serem presentes governamentais oficiais.

A ideia do projeto é capacitar os artesãos para projetos inovadores, sustentáveis e de alto potencial comercial, como narra a reportagem.

"Essa iniciativa se mostra ainda mais importante quando se leva em conta a relevância do artesanato no contexto econômico de Alagoas: segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, o estado conta com 13.300 artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro - e destes, mais de cerca de 60% vivem somente da produção artesanal. Mais do que criar uma demanda de trabalho com a encomenda dos presentes governamentais (que serão adquiridos em lotes de 100 peças de cada modelo, diretamente dos artesãos), a ideia do projeto é também capacitar os artesãos para ideias inovadoras", descreve a jornalista.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas