Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Aprovados na reserva técnica da Uncisal fazem protesto para cobrar nomeação

Profissionais questionam contratação de funcionários em hospitais geridos pela universidade; sindicato aguarda reunião com reitor

Profissionais de diversas áreas aprovados na reserva técnica do último concurso da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), realizado em 2014, se reuniram nesta quarta-feira (11) para um ato em frente ao Hospital Escola Hélvio Auto, conhecido como HDT. Eles cobram do Governo a nomeação de mais de mil aprovados do certame, que expira entre maio e junho de 2019.

Segundo os manifestantes, o HDT foi escolhido para o protesto devido a denúncias recentes sobre a falta de insumos. "Um hospital que é de alta contaminação, insalubre, no qual estão trabalhando sem os equipamentos necessários, além de que se tem conhecimento de perseguições de gestores contra trabalhadores", diz a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência Social (Sindprev), Olga Chagas.

Leia também

Os aprovados questionam ainda a quantidade de funcionários contratados nos hospitais geridos pela Uncisal. "Os companheiros estão aqui aptos, legalmente entraram no setor público. Não estão entrando pela janela, e sim pela porta da frente, mas na porta da frente colocaram um bloqueio e preferem a janela porque isso também facilita e ajuda o Governo a se promover politicamente".

O sindicato, porém, não sabe ao certo quantas pessoas contratadas trabalham nas unidades de saúde em questão. Mas afirma que a administração estadual contratou alguns dos aprovados da reserva técnica para assumir atribuições como forma de acalmar os ânimos dos profissionais que aguardam convocação.

"A Uncisal até o momento não teve o compromisso, o reitor da Uncisal não teve o compromisso que foi feito em reunião, em uma mesa de negociação com o governador do Estado, onde ele apresentaria até o mês de maio a lista genérica e o redimensionamento desses servidores para poder então nomear os que estão aguardando", acrescentou Olga Chagas.

Leidjane da Silva, de 34 anos, é uma das aprovadas. Mãe de dois filhos, ela afirma estar em uma situação difícil. "Desde o ano passado estamos lutando. Já entramos também com uma ação no Ministério Público para o governador nos nomear. É o nosso direito, nós estudamos, passamos noites acordados. Sabemos que tem vaga e muitas pessoas estão entrando e tirando nosso lugar porque conhecem algum político", apontou.


				
					Aprovados na reserva técnica da Uncisal fazem protesto para cobrar nomeação
FOTO: Dárcio Monteiro

Além da nomeação, o grupo se manifestou também contra a implantação das Organizações Sociais para administrar os hospitais públicos que serão inaugurados em Alagoas, como o Metropolitano e o Hospital da Mulher. A diretora do Sindprev defende que parcerias podem ser discutidas, mas não da forma como estão sendo tratadas, com a contratação de OSs para gerir as unidades.

"Isso causa um dano muito grande para o sistema. Já temos experiências no Rio de Janeiro e em outros lugares que não deram certo. Não podemos colocar na responsabilidade da rede privada a administração da saúde pública. As pessoas já não têm um acesso de qualidade ao SUS e as OS vai limitar o acesso da camada mais pobre e necessitada", disse Olga Chagas.

Depois do início do ato no HDT, o grupo seguiu para a universidade, onde aguardam uma reunião com a gestão. "Já encaminhamos cinco ofícios e não recebemos nenhuma resposta do que foi pedido pelo Sindprev".

Segundo a gestão da Uncisal, o processo com a lotação genérica dos servidores a serem convocados já foi enviado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e agora a nomeação aguarda apenas um ato do governador Renan Filho.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas