Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Após mais de um mês, vazão do Rio São Francisco é reduzida para 3.000 m³/s

A redução da vazão ocorrerá a partir das Usinas Hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE)

Desde janeiro de 2021, a vazão do Rio São Francisco elevou a um patamar não visto há 13 anos, chegando a 4.000 m³/s. Nesta segunda-feira (7), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou a redução do volume de água no Velho Chico para 3.000 m³/s até o próximo sábado (12). Até a quinta-feira (10), a vazão será reduzida a 3.500 m³/s.

A redução da vazão ocorrerá a partir das Usinas Hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE).

Segundo a Chesf, a redução está prevista porque houve a diminuição na incidência de chuvas no alto São Francisco e porque há a necessidade de manutenção dos níveis dos reservatórios na Bacia do São Francisco. Isso porque já se aproxima o final do período úmido que ocorre entre final de abril e início de maio.

As vazões ora anunciadas deverão permanecer no patamar indicado até nova avaliação. No entanto, a companhia alerta para a possibilidade de aumento no nível do rio. "A Companhia chama atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do Velho Chico, haja vista eventual aumento no nível do Rio, durante o período úmido".

Artigos Relacionados

Retirada de comerciantes

Devido ao aumento da vazão, comerciantes que atuam na Prainha de Penedo, local bastante frequentado por moradores e turistas, precisaram deixar o local, em janeiro.

Naquele mês, o aumento da vazão aumentou gradativamente de 800 m³/s para 4000 m³/s, com elevação entre dois e três metros nas margens. Isto impactou diretamente na paisagem ribeirinha e também nas atividades que dependem do nível das águas. Exemplo disso é a captação para abastecimento humano. De acordo com a Agreste Saneamento, o volume foi tamanho que impactou, inclusive, nos equipamentos preparados para este tipo de situação.

A vazão no Rio São Francisco também atingiu a última canoa de tolda, a Luzitânia, original da época do Brasil Colônia e que estava encalhada em um banco de areia no Rio São Francisco, em Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas. A canoa foi tombada em 2012 como patrimônio histórico nacional pelo Iphan.

*Com Chesf

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas