Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Após incêndio, Granbio se compromete a construir nova central de distribuição

Terceiro incêndio consecutivo motivou interdição do local pelo IMA

Representantes da fábrica Granbio se reuniram, nesta terça-feira (5), com membros do Instituto do Meio Ambiente (IMA), e se prontificaram a construir uma nova central de distribuição. O atual local foi interditado pelo órgão estadual após o terceiro incêndio no estoque de palhas de cana, em São Miguel dos Campos. A empresa deve tomar as devidas providências para evitar novos incêndios.

O IMA emitiu três autuações para a empresa, com multas que juntas somam R$ 570 mil. Em um dos laudos produzidos, foram relacionadas 12 medidas preventivas que, até agora, não haviam sido atendidas. Também foram feitas recomendações para evitar novos incidentes. O vice-presidente da Granbio, Alan Hiltner, argumentou que "não houve tempo de adotar as medidas necessárias", tendo em vista que foram registrados 3 incêndios em menos de 60 dias.

Leia também

Das três autuações, a empresa acatou apenas uma, a que trata da necessidade de recomposição da vegetação nativa afetada pelo fogo. Das outras duas, que tratam das medidas de precaução ou contenção que não teriam sido adotadas e pela emissão de poluentes na atmosfera, o grupo está recorrendo.

Os representantes da empresa ainda afirmaram a preocupação em apresentar proposta com novas áreas para a criação de uma nova central de distribuição.

O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, disse que um ponto importante é que a nova área deverá ser licenciada. A fábrica possui licença ambiental, mas o centro de distribuição não possui, por falta de exigência na época em que o grupo deu entrada no processo de licenciamento.

"Diante desse problema, temos que melhorar o processo, ampliando a regularização do centro de distribuição. Temos que ser mais ágeis nas respostas para a sociedade", argumentou Gustavo Lopes.

Para tanto, será construído um termo de referência contendo os passos e medidas que devem ser tomados como critério para implantação, para então ser iniciado o processo de licenciamento ambiental.

Incêndios

O primeiro incêndio aconteceu no dia 10 de novembro, em uma área localizada entre a BR-101 e a AL-101 Sul. No dia 12, os representantes da empresa protocolaram no IMA um relatório sobre o ocorrido, informando que apenas 15% do material teria sido queimado.

O segundo aconteceu no dia 03 de dezembro, na mesma área e com outros impactos ao meio ambiente. Segundo informações dos técnicos que estiveram no local, o fogo atingiu uma área de vegetação nativa existente próxima ao estoque das palhas de cana. O terceiro incidente teve início no dia 02 de janeiro, na mesma área, e atingiu a maior parte do estoque existente no depósito.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas