Antes erradicado, Alagoas registrou no ano passado 29 casos de sarampo do total de 116 suspeitos. Em 2020, o estado já contabiliza quatro casos da doença, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito.
Leia também
Ainda de acordo com o MS reforça a importância da vacinação e, neste fim de semana, postos volantes estarão nos três shoppings de Maceió para imunizar crianças e jovens de 5 a 19 anos.
A vacinação, com a Tríplice Viral, será realizada no sábado (7) das 10h às 22h e no domingo das 14 horas às 20h. A campanha de vacinação segue até 13 de março e tenta interromper a circulação do vírus do sarampo.
De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado no último dia 4, este ano foram confirmados casos de sarampo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará e Alagoas.
"Atualmente, 10 estados (incluindo Minas Gerais e Bahia com casos confirmados de 2019) estão com circulação ativa do vírus do sarampo. No momento, o país registra três óbitos por sarampo no Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados correspondem à Semana Epidemiológica (SE) de 1 a 6 de 2020 (até 8 de fevereiro)", informa o portal do MS.