Após o anúncio do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), informando que o estoque de bolsas de sangue está em 23%, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) pediu que a população atenda ao chamado do Hemoal e participe das coletas externas emergenciais, que acontecerão ao longo da semana.
A medida do Hemoal visa formar um estoque necessário para atender à demanda de transfusões durante o feriadão da Emancipação Política de Alagoas, que ocorre de sexta (16) até o domingo (18).
Nesta quarta-feira (14), a coleta externa vai ocorrer no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), situado no bairro Bom Sucesso. Já na quinta (15), véspera do feriado da Emancipação Política de Alagoas, a coleta itinerante de sangue vai ocorrer na Escola Estadual Ângelo de Abreu, no Centro de Olho d’Água das Flores. As três ações serão realizadas no mesmo horário, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Os postos de coleta de sangue da capital e do interior estarão abertos para captação de doadores durante toda a semana. Em Maceió, as doações poderão ser realizadas das 7h às 18h, no posto de coleta do Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), ou no novo posto da Via Expressa, situado ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA). Já em Arapiraca, será possível doar sangue no posto de coleta do Eldorado, localizado no antigo Empresarial Solution Center, próximo à Escola Alternativa, que funciona das 7h às 12h e das 13h às 17h.
Seguindo os pré-requisitos exigidos do Ministério da Saúde (MS), o interessado em doar sangue deve estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar, no mínimo, 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais para que autorizem o procedimento.
Artigos Relacionados
Ficam impedidas de doar sangue as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Caso o candidato tiver colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento.
As mulheres ficam impedidas de doar se estiverem grávidas ou amamentando. O procedimento poderá ser repetido após três meses, no caso das mulheres. Já os homens podem doar novamente após dois meses.
O candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus fica impedido de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente.
*com informações da assessoria.