Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Alta temporada leva turistas com Covid a hospitais de Maceió

Receio é de colapso no sistema de saúde caso demanda por internações continue crescendo

Há um mês, quando ainda faltavam mais de duas semanas para as festas de fim de ano, Alagoas contava com 546 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 e registrava a ocupação de 36% deles. Na UTI, o Estado tinha disponibilizado 154 vagas - sendo 90 em Maceió e 64 no interior (47% dessas vagas tinham internados) - segundo relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Em relação aos leitos com respirador, no dia 7 de dezembro de 2020, foram disponibilizados 187 (109 na capital e 78 no interior), com ocupação de cerca de 40%. Quando foi encerrada a primeira semana de janeiro de 2021, Alagoas saltou de 36% para 42% de leitos gerais. E na UTI que teve um acréscimo de 35 vagas, houve aumento de 47% para 57% da ocupação dos leitos.

Leia também

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não descarta a contratualização de novos leitos e reabertura do Hospital de Campanha, desativado em setembro quando houve redução do número de pacientes infectados com o novo coronavírus.

"O enfrentamento à pandemia da Covid-19 é contínuo. As centrais de triagens localizadas em Maceió e Arapiraca estão em pleno funcionamento e continuam testando a população, por meio de testes rápidos, em pessoas com oito dias de sintomas. As centrais funcionam 24h, com equipes de enfermeiros e médicos prontos para atender os pacientes", explica.

Já em relação aos hospitais, segundo a Sesau, Alagoas continua com leitos exclusivos para atender pacientes com a Covid-19 e que atualmente são 667 distribuídos em UTI, clínicos e intermediários. "Neste atual momento da pandemia, o governo de Alagoas conta com os leitos exclusivos Covid-19 mantidos pelo Estado. Alagoas tem condições de continuar fazendo o enfrentamento à pandemia da Covid-19 com todos os seus hospitais novos que foram entregues à população. Se houver necessidade, com certeza, o Hospital de Campanha será novamente estruturado e os leitos nos hospitais privados e filantrópicos serão contratualizados", informa a Sesau.

A Gazeta questiona se há preocupação da Sesau em relação às aglomerações de fim de ano e férias. "A Sesau acompanha, diariamente, a situação epidemiológica da Covid-19 em Alagoas. As medidas de proteção, distanciamento social controlado e uso de máscaras, determinadas pelo governo de Alagoas em decreto estadual continuam em vigor".

Sobre os cuidados de transmissão da Covid neste momento de alta temporada, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) informou que é responsável pela conscientização e mobilização de todos os setores ligados ao turismo para implementação dos protocolos e obtenção do Selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo. "Em Alagoas, mais de 1200 empresas já foram certificadas com este selo, fazendo do estado o 2º com maior número de empreendimentos vinculados no Nordeste e o 8º do Brasil. A Sedetur trabalhou desde o início da pandemia na elaboração e implementação de protocolos sanitários para a retomada segura de todas as atividades econômicas, incluindo o turismo, levando em consideração as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e demais órgãos competentes a nível internacional", informa, em nota, a assessoria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas