Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Alagoas torna-se referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas no país

Técnicos do Senai desenvolvem equipamentos que auxiliam na capacitação e aperfeiçoamento na indústria

Nos últimos 15 anos, Alagoas vem se destacando no cenário nacional e até internacional no que diz respeito ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para empresas de vários segmentos. Desde a elaboração de um simples sistema elétrico até o desenvolvimento de uma Microdestilaria, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AL) tem expandido os conhecimentos para outros estados, assim como despertado interesse de indústrias de outros países.

Segundo do coordenador de Área do Senai, Jean Cavalcanti, de 42 anos, nos últimos anos o Centro de Inspiração e Inovação Tecnológica (Ciitec) vem elaborando projetos de soluções que contribuíram para a formação e capacitação de profissionais. Segundo ele, só o Ciitec já elaborou mais de 20 projetos.

Leia também

Entre os de mais destaque, está a Microdestilaria de Álcool Combustível (Etanol), que simula o funcionamento real de atividades industriais. É um equipamento em proporções reduzidas que simula a operação de uma planta industrial de fabricação de etanol.

"O projeto chamou atenção das outras unidades do Senai e das usinas por conta da inovação que este projeto apresentava. Ele é fruto de pesquisas científicas e tecnológicas nas áreas de controle de processo/instrumentação, eletrônica, eletromecânica e química. E que contribuiu para a formação acadêmica de técnicos do segmento sucroalcooleiro", explicou.

A Microdestilaria tem ainda como finalidade o desenvolvimento da produção de álcool combustível, simulando as operações de uma planta industrial, viabilizando a inovação tecnológica do produto e do processo de forma avançada e econômica.

"As usinas de produção de etanol correram atrás desse projeto. Como o Senai é uma instituição sem fins lucrativos, então trabalhamos com a transferência de tecnologia. Levamos esse projeto para outras unidades do Senai, que se responsabilizaram pela capacitação da mão-de-obra local. Além disso, empresas de vários países nos procuraram para ter acesso à microdestilaria", disse.


				
					Alagoas torna-se referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas no país
FOTO: Senai-AL

Usinas Termonucleares

Os técnicos do Senai elaboraram e realizaram ainda a capacitação dos técnicos das usinas Angra 1 e 2, no Rio de Janeiro. Uma planta didática desenvolvida pelo Ciitec foi entregue à Eletrobras Eletronuclear.

"Enviamos um de nossos técnicos, que fez o treinamento operacional da planta que formou novos multiplicadores, que irá capacitar os funcionários das usinas. Nós desenvolvemos a planta de acordo com a demanda dele e fomos elogiados, principalmente pela dinâmica na operação", afirmou Welton Barbosa, coordenador de Tecnologia.


				
					Alagoas torna-se referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas no país
FOTO: Rafael Maynart

Ele explica que o equipamento consegue simular, em escala reduzida, os processos industriais como vazão, pressão, nível e temperatura, porém, utilizando tecnologia de ponta. "Ela possui tanto rede industrial analógica convencional, como comunicação de rede industrial já no padrão digital, o 'Profibus'", esclarece.

Conforme Jean, a planta didática tem outros dispositivos que foram inseridos a pedido da Eletronuclear, como controladores programados, sistema de comunicação com plataforma web, sistemas de supervisão, e toda conjuntura de engenharia voltada para os processos.

Alta tecnologia - A negociação com a equipe técnica da usina nuclear da Eletrobras Eletronuclear, do Rio de Janeiro, teve início em 2014. "Eles têm um centro de treinamento e, ao verem nossos produtos, demonstraram interesse em adquiri-los. Então, eles encomendaram uma planta didática com algumas características peculiares do processo que eles possuem lá, em Angra", conta Jean Cavalcanti.

Outros recursos didáticos inovadores como o Simulador de Solda, a Microdestilaria e a Microunidade de Bombeamento e Separação Trifásica de Petróleo também foram desenvolvidos pelo Senai. São instrumentos que simulam o funcionamento real de atividades industriais e são utilizados em centros de educação profissional de vários estados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas