Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Alagoas terá verão com altas temperaturas do Sertão ao Litoral; estação começa na próxima semana

Maior volume de chuvas é esperado para a região litorânea; no Sertão, temperatura média deve chegar aos 39 graus, aponta meteorologia

O verão só começa na próxima terça-feira (21), mas o termômetro já prenuncia temperaturas elevadas para a próxima estação em Alagoas. A meteorologia prevê média de 32 graus no Litoral, podendo chegar aos 39° no Sertão. As chuvas de maior intensidade são esperadas para a região litorânea.

“Há duas situações que provocam chuva de verão na região – o vórtice ciclônico de altos níveis (Vcan), caracterizado por circulações horárias provocadas por calor e altas temperaturas, onde o litoral registra bastante chuva, seguida, em alguns casos, de raios e trovões. A outra situação são os CCMs – complexos convectivos de mesoescala –, que também têm como caraterística fundamental a temperatura elevada, seguida de umidade igualmente elevada, principalmente no final da tarde na região”, explica o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) Henrique Mendonça.

Leia também

Ele lembra que apesar de ter em comum com o Litoral as altas temperaturas, o verão no Sertão e Agreste tem predominância de trovoadas. “Já houve ocorrências em Arapiraca, semanas atrás, que têm o mesmo princípio – umidade e temperatura altas no final da tarde. São situações típicas para esta época do ano”, explica o meteorologista.

Henrique Mendonça ressalta que as chuvas registradas em Maceió nos últimos dias também são típicas do período e não apontam para grandes temporais. “Essas chuvas ocasionais que aconteceram são mais basicamente causadas pela termodinâmica da atmosfera – muito quente durante o dia e no final da noite, madrugada, tem aqueles resfriamentos térmicos e aí acontecem essas chuvas ocasionais, mas nada significativo também. Basicamente é isso que esperamos para este período de verão aqui no Estado de Alagoas”, informa o meteorologista.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas