Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Alagoas suspende pacotes de passeios para turistas de navios

Estado notificou 20 casos suspeitos da doença, sendo 9 descartados e 10 em investigação; apenas um foi confirmado

O governo de Alagoas decidiu suspender os pacotes de turismo de passageiros de navios como medida de precaução para o Covid-19. A decisão foi anunciada em coletiva pelo Estado, através da Secretaria de Saúde (Sesau), momento em que foi apresentado o plano de contingência para infecção humana pelo novo coronavírus, que vem fazendo milhares de vítimas no mundo inteiro.

Na ocasião, a Sesau informou ter enviado duas equipes especializadas para o navio atracado no Porto de Maceió para orientar e verificar se tem alguém com sintomas de gripe.

Leia também

Além disso, como medida preventiva, o Estado decidiu suspender os pacotes de turismo dos passageiros de navio. Se piorar a situação, o governo poderá recomendar medidas mais enérgicas para evitar a disseminação do vírus.

LEITOS

A rede privada e pública devem disponibilizar um total de 105 leitos a pacientes com quadro mais grave do Covid-19. Atualmente, o estado notificou 20 casos suspeitos da doença, sendo 9 descartados e 10 em investigação. Apenas um caso foi confirmado.

O plano de contingência conta, ainda, com equipes que foram mobilizadas para transferir pacientes com suspeitas da doença, caso haja a necessidade de deslocamento para um local de isolamento, onde o teste será feito. O governador Renan Filho (MDB) também editou, nesta sexta, um decreto em que cria um gabinete de crise para acompanhar e monitorar a pandemia, que teve início em Wuhan, na China.

O gabinete será gerido pelo governador e pelo Gabinete Civil, mas terá, também, representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Além disso, foi anunciado um valor de R$ 20 milhões à Sesau para garantir medidas necessárias e compra de insumos para reforçar os atendimentos. O Ministério da Saúde (MS) também vai ajudar os estados - incluindo Alagoas - com verbas para garantir ações de prevenção, campanhas publicitárias e tratamento destes pacientes com coronavírus.

Na ocasião, o secretário de Saúde do estado, Alexandre Ayres, externou que a família dos pacientes monitorados como suspeitos também está sendo monitorada. Ele não revelou quantas pessoas no total, mas informou que algumas pessoas que tiveram contato com o paciente testado positivo foram analisadas e o resultado foi negativo para coronavírus.

Alexandre acrescentou que colegas de trabalho, vizinhos e outras pessoas que tiveram contato com estas pessoas também estão sendo monitorados. O resultado dos exames para os casos notificados como suspeitos está sendo enviado em uma semana, pelo laboratório referência.

Até o momento não há recomendação para se cancelar eventos com grandes aglomerações públicas, já que, para o secretario, não se tem notícia de contágio domiciliar em Alagoas. No entanto, não está descartada a possibilidade.

CASO CONFIRMADO

O caso confirmado em Alagoas trata-se de um homem de 42 anos, com história de viagem para a Itália, com retorno no dia 3. Ele teria procurado atendimento no serviço de saúde de Maceió por apresentar sintomas.

Com o resultado positivo, o paciente passou a estar em isolamento domiciliar, sendo ele monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Maceió (CIEVS/Maceió). O estado de saúde, no entanto, é considerado estável.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas