O Instituto Origami e o Serviço Social da Indústria (Sesi) lançaram, nesta quarta-feira (30), o projeto Relix, uma caravana que vai circular por Alagoas para alertar sobre a problemática do lixo, por meio da arte, música, teatro, fotografia, mobilidade, educação ambiental, redes sociais e direitos humanos.
Durante o lançamento, empresários, estudantes, jornalistas e convidados conheceram as ações do projeto, expostas no Teatro Deodoro, no centro de Maceió. O palco do patrimônio histórico de Alagoas também recebeu a peça "Espetaculix", que conscientiza o público de maneira envolvente, além de uma apresentação especial do Magote de Cabriolé, em execução percussiva com baldes e latas de lixo.
Leia também
"Que este esforço se traduza em mais qualidade de vida, para que tenhamos uma vida mais alegre e feliz, e que, a cada dia, possamos acordar sorrindo", disse, durante o evento, o 2º secretário da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário Alberto Cabús.
Até fevereiro de 2017, o Relix prevê uma intensa lista de atividades em todo o estado, envolvendo apresentações teatrais em escolas e indústrias, doação de lixeiras seletivas a escolas e de 30 bicicletas coletoras a associações e cooperativas de catadores, além de exposição fotográfica, lançamento de história em quadrinhos e intervenções em espaços públicos.
"Trata-se de conteúdo que precisa ser instaurado como um hábito, autômato como beber água. Para eu sobreviver, tenho de tomar tantos copos de água por dia. Da mesma forma, todo o mundo precisa estar junto nesta cadeia produtiva de diminuição de consumo, da logística reversa. Ao mesmo tempo em que reciclagem é reutilizar, também reflete um processo generoso porque descobre novas possibilidades para as coisas", diz Lina Rosa, idealizadora do Relix e que assina também a criação e direção de projetos como o Sesi Bonecos e o Festival Internacional de Teatro de Objetos (Fito), que já passaram por Maceió.
O intuito é criar consciência acerca da necessidade de não apenas reciclar o lixo, mas também de evitá-lo o máximo possível. Pensando nisso, no próximo dia 8 de janeiro, o vai alcançar sua apoteose, com apresentações, passeios ciclísticos e entrega da denominada Ciclolix, na orla marítima de Maceió.
A solenidade de lançamento do projeto foi prestigiada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, pelo superintendente executivo do Sesi, Carlos Alberto Paes, pela gerente executiva de Educação, Cristina Suruagy, e pela assessora de Qualidade de Vida, Ana Paula Andrade.