Alagoas já vacinou quase 90% da população com a 1ª dose contra a Covid

Os quase 2 milhões de alagoanos que tomaram a primeira dose devem ficar atentos ao calendário para a segunda

Alagoas já vacinou 89,47% da população adulta com a primeira dose de imunizantes contra o novo coronavírus. Esse número representa 1.932.604 de pessoas com 18 anos ou mais. Apesar disso, todos devem continuar seguindo as restrições sanitárias e o protocolo de distanciamento social.

A população deve tomar a segunda dose da vacina para completar o esquema vacinal, o que reduz a probabilidade de se contrair o vírus e diminui, significativamente, as chances de agravamento da doença.

Completando esse primeiro ciclo vacinal, os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) devem tomar a dose de reforço ou a dose adicional da vacina. Tomam a dose de reforço os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais de saúde que já completaram o esquema vacinal há seis meses. E devem tomar a dose adicional os imunossuprimidos que já completaram o esquema vacinal há 28 dias.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas em Alagoas o imunizante Janssen, Astrazeneca, CoronaVac e Pfizer. Ao todo, somam-se mais de 3 milhões de doses aplicadas no Estado.

Balanço – Até agora, Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 4.267.210 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 3.710.113 doses de vacinas para os 102 municípios.

E, para que a luta contra a pandemia seja mais eficaz, é preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:

- Use máscara ao sair de casa;

- Respeite os protocolos de distanciamento social;

- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;

- Evite tocar os olhos, nariz ou boca;

- Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;

- Fique em casa se você se sentir indisposto;

- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.