Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Alagoas já vacinou quase 90% da população com a 1ª dose contra a Covid

Os quase 2 milhões de alagoanos que tomaram a primeira dose devem ficar atentos ao calendário para a segunda

Alagoas já vacinou 89,47% da população adulta com a primeira dose de imunizantes contra o novo coronavírus. Esse número representa 1.932.604 de pessoas com 18 anos ou mais. Apesar disso, todos devem continuar seguindo as restrições sanitárias e o protocolo de distanciamento social.

A população deve tomar a segunda dose da vacina para completar o esquema vacinal, o que reduz a probabilidade de se contrair o vírus e diminui, significativamente, as chances de agravamento da doença.

Leia também

Completando esse primeiro ciclo vacinal, os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) devem tomar a dose de reforço ou a dose adicional da vacina. Tomam a dose de reforço os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais de saúde que já completaram o esquema vacinal há seis meses. E devem tomar a dose adicional os imunossuprimidos que já completaram o esquema vacinal há 28 dias.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas em Alagoas o imunizante Janssen, Astrazeneca, CoronaVac e Pfizer. Ao todo, somam-se mais de 3 milhões de doses aplicadas no Estado.

Balanço – Até agora, Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 4.267.210 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 3.710.113 doses de vacinas para os 102 municípios.

E, para que a luta contra a pandemia seja mais eficaz, é preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:

- Use máscara ao sair de casa;

- Respeite os protocolos de distanciamento social;

- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;

- Evite tocar os olhos, nariz ou boca;

- Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;

- Fique em casa se você se sentir indisposto;

- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas