Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Alagoas investiga 24 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19

Primeiro caso de reinfecção por Covid no País foi confirmado no início de dezembro; Pacientes residem em Maceió e mais cinco cidades do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) investiga 24 casos suspeitos de reinfecção por Covid em moradores de seis cidades alagoanas: dezoito pessoas residentes em Maceió, além de duas em São Miguel dos Campos e uma ocorrência em cada um dos municípios de União dos Palmares, Junqueiro, São Miguel dos Milagres e Maragogi. O primeiro caso no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde no dia 10 de dezembro.

Marcos Holanda, presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed), informou à Gazeta ter sido infectado duas vezes pelo novo coronavírus nos meses de abril e dezembro. Da última vez, os sintomas vieram mais fortes e o médico precisou ficar internado por uma semana, com 25% dos pulmões comprometidos.

Leia também

Até agora, segundo a Sesau, não há confirmação de casos de reinfecção. "Após oito meses da primeira vez que me infectei, tive novamente a Covid e acabei internado. Foi até mais forte do que a primeira vez. A gente fica sabendo de alguns casos de reinfecção, situação que já está acontecendo em Alagoas", afirma Marcos Holanda.

No início de dezembro, a Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde confirmaram o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) do país. As amostras foram coletadas de uma profissional da saúde residente em Natal (RN), de 37 anos. O segundo caso foi confirmado no último dia 18, uma mulher de 41 anos, moradora de Fernandópolis (SP).

De acordo com a Nota Técnica nº 52/2020 do Ministério da Saúde que estabelece orientações preliminares sobre a conduta frente a um caso suspeito de reinfecção da Covid-19 no Brasil é considerado caso suspeito de reinfecção o indivíduo com dois resultados positivos por meio da técnica de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada nos dois episódios.

A infectologista e gerente médica do Hospital da Mulher, Sarah Dominique, explica que a reinfecção pela Covid-19 acontece quando, após um período, na maioria das vezes, superior a 90 dias, a pessoa acaba adquirindo novamente a infecção pelo novo coronavírus.

Para fechar o diagnóstico de uma nova infecção pelo novo coronavírus, o paciente precisa estar com os sintomas da Covid-19, além disso, é necessário que o exame RT-PCR apresente resultado positivo no intervalo de pelo menos 90 dias entre os dois exames, com nova linhagem genética.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas