Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Alagoas é destaque na presença feminina em cargos de liderança

Relatório aponta que, no Brasil, participação feminina cresceu 41% nas cooperativas


				
					Alagoas é destaque na presença feminina em cargos de liderança
Mulheres têm destacado à frente de cooperativas em AL. Agência Alagoas

As mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço nas cooperativas. De acordo com o Anuário do Cooperativismo 2023, houve um crescimento de 41% na participação de mulheres entre os mais de 20 milhões de cooperados brasileiros. Alagoas é destaque quando se trata de cargos de liderança.

A Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), tem promovido uma série de iniciativas para ampliar e fortalecer a presença das mulheres no segmento.

Leia também

Para o secretário Executivo de Gestão Interna, Adaelson Correia, as mulheres desempenham um papel fundamental no cooperativismo, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária.

“A presença feminina no cooperativismo é essencial para promover a igualdade de gênero e impulsionar o crescimento sustentável das cooperativas de todos os segmentos e até de cooperativas compostas apenas por mulheres”.

Um exemplo é Vânia Gomes, responsável pela Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA), que recolhe semanalmente materiais recicláveis em condomínios e instituições públicas e privadas que aceitam participar do programa de coleta seletiva solidária e desenvolve diversas atividades, como o incentivo ao cooperativismo junto aos catadores e catadoras e mobilização social por meio de ações culturais e educativas.

Para Vânia, mesmo com todas as dificuldades, representar a cooperativa é extremamente significativo. “Representar uma cooperativa é você saber que independente de qualquer coisa, você nunca está só. Às vezes estou sentada em qualquer mesa de negociação, olho e reflito que não estou ali sozinha, estou ali representando um coletivo, representando uma comunidade que acredita em mim, que me dá força, que me fortalece”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas