Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

AL teve uma morte por H1N1 e dez casos confirmados somente este ano, diz Sesau

Doença é um dos três subtipos do vírus Influenza e já causou cinco mortes no Estado no ano passado

Alagoas já registrou este ano dez casos do tipo mais grave da gripe, o H1N1, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). Em 2018, um total de  54 casos foi confirmado. A doença é um dos três subtipos do vírus Influenza e já causou cinco mortes no Estado no ano passado.

Ainda de acordo com a Sesau, nos quatro primeiros meses de 2019, apenas um óbito foi confirmado.

Leia também

Os sintomas da doença são parecidos com o da gripe comum, como febre, tosse, dor de garganta, coriza, congestão nasal, mal-estar, calafrios e dor de cabeça. Por isso é preciso estar atento e procurar um médico o quanto antes.

Prevenção

A Sesau esclareceu, ainda, que a vacinação anual contra influenza é a principal medida utilizada para se prevenir da doença, porque pode ser administrada antes da exposição ao vírus, e é capaz de promover imunidade durante o período de circulação sazonal do vírus influenza reduzindo o agravamento da doença.

Com a meta de atingir 90% do público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), o que equivale a 220.948, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza já registra um índice de 17,75% de cobertura, o que equivale a aplicação de 36.760 doses da vacina. Nesse cenário, Maceió está à frente da média nacional, que é de 13,89%, e em segundo lugar nas capitais do Nordeste.

Em Maceió, a vacinação ocorre desde o último dia 10 nas 65 unidades de saúde que contam com sala de vacina e também nos postos volantes instalados no Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping (Cruz das Almas), Shopping Pátio (Benedito Bentes), Carajás Home Center (Tabuleiro) e Walmart (Gruta).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas