Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

AL é o 6º estado do Nordeste a aderir a venda digital de veículos

Ele permite que uma pessoa compre ou venda veículos apenas com o uso de assinatura digital

O estado de Alagoas é o sexto do Nordeste a aderir a Venda Digital, da Carteira Digital de Trânsito para a venda e compra de veículos. As transações são permitidas de serem executadas com outras 18 unidades da federação.

O aplicativo Venda Digital é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério dos Transportes. Ele permite que uma pessoa compre ou venda veículos apenas com o uso de assinatura digital do portal do Governo Federal e biometria facial, sendo dispensado o reconhecimento de firma ou assinatura de contrato em papel.

Leia também

Com Alagoas, agora são seis os estados do Nordeste que oferecem a funcionalidade aos seus usuários. Os outros são Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A iniciativa, que promove a praticidade e a segurança nas transações de compra e venda de veículos, já totaliza 207 mil vendas de automóveis realizadas nos estados onde atua.

Conforme o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) faz um trabalho de articulação junto aos estados para a funcionalidade chegar as 27 unidades federativas. “A funcionalidade é uma transformação necessária e benéfica para todos os envolvidos, proporcionando agilidade, segurança, transparência e sustentabilidade. Por isso é fundamental ampliar essa cobertura para todo o país e proporcionar comodidade ao motorista brasileiro”, explicou.

Funcionalidade

A Venda Digital de Veículos surge como uma alternativa eficiente para desburocratizar os processos de Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador.

Com a tecnologia, fica possível a assinatura digital da Autorização, permitindo a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT (App Store e Google Play), após a autorização do Detran de registro do veículo. O encerramento do processo ocorre com a vistoria do veículo no órgão de trânsito local.

Lançada em março de 2022 pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, a tecnologia desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) permite realizar a transação comercial sem necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel, com a assinatura digital do portal do Governo Federal e o uso de biometria facial.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas