AL é o 6º estado do Nordeste a aderir a venda digital de veículos
Ele permite que uma pessoa compre ou venda veículos apenas com o uso de assinatura digital
Ailton Cruz

O estado de Alagoas é o sexto do Nordeste a aderir a Venda Digital, da Carteira Digital de Trânsito para a venda e compra de veículos. As transações são permitidas de serem executadas com outras 18 unidades da federação.
O aplicativo Venda Digital é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério dos Transportes. Ele permite que uma pessoa compre ou venda veículos apenas com o uso de assinatura digital do portal do Governo Federal e biometria facial, sendo dispensado o reconhecimento de firma ou assinatura de contrato em papel.
Com Alagoas, agora são seis os estados do Nordeste que oferecem a funcionalidade aos seus usuários. Os outros são Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A iniciativa, que promove a praticidade e a segurança nas transações de compra e venda de veículos, já totaliza 207 mil vendas de automóveis realizadas nos estados onde atua.
Conforme o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) faz um trabalho de articulação junto aos estados para a funcionalidade chegar as 27 unidades federativas. “A funcionalidade é uma transformação necessária e benéfica para todos os envolvidos, proporcionando agilidade, segurança, transparência e sustentabilidade. Por isso é fundamental ampliar essa cobertura para todo o país e proporcionar comodidade ao motorista brasileiro”, explicou.
Funcionalidade
A Venda Digital de Veículos surge como uma alternativa eficiente para desburocratizar os processos de Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador.
Com a tecnologia, fica possível a assinatura digital da Autorização, permitindo a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT (App Store e Google Play), após a autorização do Detran de registro do veículo. O encerramento do processo ocorre com a vistoria do veículo no órgão de trânsito local.
Lançada em março de 2022 pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, a tecnologia desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) permite realizar a transação comercial sem necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel, com a assinatura digital do portal do Governo Federal e o uso de biometria facial.
*Com assessoria
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://4et.us/rvw00p