Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

AL e mais onze estados apresentam aumento de casos de Covid-19 entre crianças e adolescentes

Fundação Oswaldo Cruz recomenda vacinação e uso de máscaras como ações de proteção

O boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz divulgado nesta sexta-feira (18) mostra que Alagoas e mais onze unidades apresentam aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) Covid-19. O vírus já corresponde a 47% dos resultados positivos nas últimas quatro semanas nos estados, com crescimento concentrado fundamentalmente entre crianças e adolescentes.

Levantamento mostra crescimento nas tendências de curto (últimas três semanas) e longo prazo (últimas seis semanas). Além de Alagoas, registram aumento Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, de acordo com dados referentes à Semana Epidemiológica (SE) 45, período de 6 a 12 de novembro.

A Fiocruz recomenda vacinação e uso de máscaras como ações de proteção. “A vacina é muito importante para diminuir o risco de agravamento, mas o seu papel é um pouco menor na transmissão. Por isso, é fundamental que a gente volte a utilizar boas máscaras em situações específicas, ou seja, em transporte público, locais fechados e situações com muita gente em um espaço relativamente pequeno. É vacina no braço e máscara no rosto”, defende o cientista da Fiocruz, Marcelo Gomes.

Artigos Relacionados

Os dados apontam para crescimento dos casos positivos para Sars-CoV-2 (Covid-19), especialmente na população adulta. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 10,3% para influenza A; 0,3% para influenza B; 24,2% para vírus sincicial respiratório (VSR); e 47,0% Sars-CoV-2.

Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 4,1% para influenza A; 0,0% para influenza B; 1,4% para VSR; e 83,6% Sars-CoV-2.

Em relação ao vírus influenza, observa-se queda nos estados que passaram por aumento de casos durante os meses de setembro e outubro. Em São Paulo, o VSR mantém presença expressiva nas crianças de 0 a 4 anos. Como os dados laboratoriais associados aos casos das semanas recentes são parciais, ele tende a mudar ao longo das próximas semanas.

Situação nas capitais

Segundo a Fiocruz, entre as capitais, 17 das 27 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Aracaju (SE), Belém (PA), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Na maioria dessas capitais que apresentam algum sinal de consistência no crescimento, tal se concentra predominantemente em crianças. As exceções são João Pessoa, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, que apresentam sinal de crescimento nas faixas etárias acima de 60 anos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X