Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

AL é 7º lugar em alunos aprovados na Olimpíada Brasileira de Física

Provas da próxima etapa acontecem em 8 de novembro

Alagoas ficou em sétimo lugar a nível nacional e em quarto lugar no Nordeste no quantitativo de alunos classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). As provas da primeira fase aconteceram em 24 de agosto e, ao todo, 254 alunos passaram para a segunda etapa da competição, cujas provas serão aplicadas em 8 de novembro em todo o Brasil.

O primeiro lugar da lista coube ao estado de São Paulo, com 962 classificados, seguido por Minas Gerais, com 899; Ceará, com 590; Pernambuco, com 391; Bahia, com 294 e Rio de Janeiro, com 283. Dos 254 alagoanos aprovados para a segunda etapa da olimpíada, 202 são da rede estadual, 38 da rede federal e 14 das redes municipais.

Leia também

Dentre as unidades de ensino da rede estadual com maior número de estudantes aprovados para a próxima etapa, estão as escolas Professor José Felix de Carvalho, em São Sebastião, com 26 alunos classificados; Maria de Lourdes Santos da Silva, em Batalha, com 24 alunos; Jorge de Lima (União dos Palmares), Paulo de Castro Sarmento (União dos Palmares)  e Santos Dumont (Rio Largo),  todas estas com 10 alunos classificados.

Empatadas com 9 estudantes aprovados cada uma, estão as escolas Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios), Moreira e Silva (Maceió) e Oliveira Silva (Pilar). O Centro de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire (CEJA), em Maceió, e a Escola Lima Castro, em Coruripe, possuem, cada uma, 8 alunos classificados.

Segunda fase

Na segunda fase, as provas da OBFEP terão questões discursivas e experimentos práticos. Para auxiliar os alunos a se prepararem para os testes, o Centro de Ciência e Tecnologia (Cecite) promoverá uma série de oficinas de experimentos. "Divulgaremos o calendários destas oficinas ainda este mês", adianta Ronaldo Cristiano, responsável pela coordenação da olimpíada na Seduc

Uma parceria da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Olimpíada visa despertar o interesse pela  física entre alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas