Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Advogada explica regras para contratações temporárias

Chegada da Páscoa aumenta demanda; empregadores e empregados devem estar atentos aos direitos dos trabalhadores

Com a chegada da Páscoa, o mercado de trabalho registra um aumento na demanda por profissionais temporários. A contratação sob prazo específico, no entanto, exige atenção de empregadores e empregados para que não haja problemas futuros, é o que alerta a advogada Sibelle Bastos, especialista em Direito Trabalhista e Empresarial.

De acordo com a advogada, nas contratações temporárias, o prazo do contrato não pode exceder 180 dias, consecutivos ou não. No entanto, quando necessário, o vínculo pode ser prorrogado por, no máximo, 90 dias, totalizando 270 dias. Nesses casos, a empresa deve comprovar a causa da prorrogação, para que seja avaliada a necessidade.

Leia também

“Há vantagens para ambas as partes: empregador e colaborador. Para o empregador há redução dos custos, se comparado a contratação por prazo indeterminado. Outro benefício está no fato da empresa aproveitar a ocasião e analisar se o trabalhador tem talento para outra área e contratá-lo por prazo indeterminado”, destaca Sibelle Bastos.

A advogada complementa: “Para o trabalhador, pode haver a possibilidade de efetivação, ganho de experiência, além do enriquecimento do currículo”.

Sibele Bastos ressalta que os contratados sob esta modalidade devem ter seus direitos assegurados. “[Os trabalhadores] têm praticamente os mesmos direitos que um trabalhador por prazo indeterminado. No entanto, não receberão a indenização de 40% sobre o FGTS e aviso prévio, mas, as demais verbas são todas garantidas”, expõe.

A advogada lembra que é importante que os empregadores estejam atentos ao que diz a legislação. “É importante lembrar que não se pode exceder os 180 dias do contrato, exceto se devidamente justificado. Se o prazo for extrapolado, o contrato passará a ser por prazo indeterminado, com pagamento de todos os custos inerentes a este tipo de contratação. Outro ponto que deve ser observado é que a empresa tomadora do serviço se atente quando formalizar o contrato com a prestadora de serviço e exija que esta apresente documentação que comprove estar em dia com as obrigações trabalhistas”, conclui.

*Com Assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas