Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

AL registra aumento de cerca de 20% em acidentes de trabalho entre 2020 e 2021, aponta MPT

'Acidente de trabalho pode matar o trabalhador e também a empresa', alerta procurador

O dia 27 de julho é o Dia Nacional de Prevenção do Acidente de Trabalho. É considerado acidente na atividade laboral aquele que ocorre no ambiente de trabalho ou durante o deslocamento para a atividade, que tenha provocado lesão corporal ou alguma perturbação funcional. Conforme dados do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL), o Estado registrou aumento de quase 20% de acidentes trabalhistas em 2021 em comparação a 2020.

Para o procurador do MPT e coordenador regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, Rodrigo Alencar, o acidente de trabalho pode matar o trabalhador e também a empresa.

Leia também

Segundo dados do Observatório Digital em Saúde e Segurança do Trabalho, no Estado de Alagoas, foram registrados, em 2021, cerca de 3.223 acidentes de trabalho – aumento de aproximadamente 20% em relação ao ano de 2020, quando foram registrados 2.686 acidentes envolvendo trabalhadores formais. A cidade com mais ocorrências foi a capital, Maceió, com 1.700 notificações.

O acidente de trabalho pode ocorrer de várias formas e ocasionar inúmeras consequências na vida do trabalhador, conforme a gravidade, tais como perda ou redução da capacidade, ou mesmo sequelas que reduzam drasticamente a capacidade de trabalho do acidentado.

Rodrigo Alencar ainda acrescentou, que nos dados registrados em 2021, em Alagoas, a maioria dos acidentes ocorreu na atividade de fabricação de açúcar bruto, seguida das atividades de atendimento hospitalar, comércio varejista de alimentos, administração pública em geral, construção de edifícios e outras ocupações.

"O acidente de trabalho, ele pode não matar apenas o trabalhador. Pode inviabilizar também a empresa e matar empregos. O acidente de trabalho é evitável", disse Rodrigo.

Alencar ainda citou os chamados municípios "silenciosos", pois estes não fazem a comunicação do acidente. Segundo ele, isso acontece em pelo menos 37 cidades no interior. O procurador do trabalho também chamou a atenção para um aumento dos acidentes envolvendo motociclistas que trabalham com entregas. "São acidentes de trabalho, mas é como se isso não ocorresse", frisou.

Na oportunidade, Rodrigo ainda ressaltou a existência de um acentuado aumento de trabalhadores desenvolvendo depressão e transtornos mentais relacionados ao trabalho, fruto da submissão do empregado a uma situação de subemprego, com relações de trabalho, pós-reforma trabalhista que precarizam ainda mais as relações. Citou ainda a chamada "pejotização", para a qual não há uma política de tratamento e prevenção. Afirmou também que, quando o acidente acontece, algumas empresas se defendem alegando que o fato só aconteceu por erro humano.

Os dados do Observatório também apontam que, em 2021, existe uma estimativa de subnotificação de aproximadamente 18,3% nos acidentes de trabalho em Alagoas. Dos 3.223 acidentes identificados, 589 não teriam sido comunicados pelo empregador.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas