O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) realizou, na manhã da segunda-feira, 25, uma ação em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico. Serviços de saúde, como teste de glicemia capilar, aferição de pressão e orientação sobre o uso racional de medicamentos estiveram entre as atividades ofertadas, totalizando mais de 400 atendimentos. Na oportunidade, o CRF/AL também recolheu 25kg de medicamentos vencidos, com o conselho realizando o posterior descarte adequado.
Para Josefa da Silva, que participou da ação, o serviço favoreceu o público masculino porque este, tradicionalmente, não tem o hábito de procurar atendimento de saúde. "Foi muito bom porque a gente pode saber como estão as nossas taxas. Não podemos brincar com a pressão alta, nem com o diabetes, doenças que matam e chegam de forma silenciosa", falou.
Leia também
Maria dos Santos, por sua vez, elogiou a iniciativa do Conselho de Farmácia. "É maravilhoso porque muita gente não vai ao posto de saúde. É um chamativo porque, se a glicose estiver alta, a gente já descobre aqui", afirmou a aposentada, destacando que, após o diagnóstico, vai buscar atendimento em um posto de saúde.
Almira Oliveira, 75 anos, também se mostrou satisfeita. "A gente vive na correria, mas, hoje, resolvi parar para saber como estava a minha saúde", revelou, comemorando a normalidade de suas taxas.
Já o presidente do CRF/AL, Alexandre Correia, salientou o chamamento feito pela categoria. "É muito bom ver como as pessoas têm procurado o serviço farmacêutico. Estas ações mostram que o profissional de farmácia vai muito além da dispensação de medicamentos", pontuou.