Alagoas registrou 2.573 acidentes de trânsito em 2022, de acordo com dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest). Ao todo, 5.196 pessoas se envolveram nesses acidentes e 644 morreram. 60% eram condutores de motocicletas. Os dados foram evidenciados nesta sexta-feira (5) pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), na divulgação do Maio Amarelo, que visa conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito.
O Detran/AL lança oficialmente, na próxima terça-feira (9), no Palácio República dos Palmares, o conjunto de ações que serão executadas este mês, para relembrar da necessidade de adotar medidas que contribuam para a redução dos índices de acidentes de trânsito no Estado.
Artigos Relacionados
De acordo com o Detran, o órgão também vai levar ações educativas para diversas escolas e para semáforos, além de promover corridas de rua, o Seminário Nacional de Educação para Segurança Viária e um curso de pilotagem defensiva para motociclistas. “O Detran se preocupa com a segurança no trânsito durante todo o ano, mas o Maio Amarelo é um momento especial e que, há dez anos, é dedicado à abordagem desse tema em todo o Brasil. Dessa forma, preparamos uma programação robusta que vai contemplar crianças e adultos – condutores ou não –, para que todos possamos refletir e mudar nossa atitude no trânsito”, disse o diretor-presidente do órgão, Marco Fireman.
O lançamento oficial do Maio Amarelo em Alagoas contará com a presença do governador Paulo Dantas, e do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. A campanha é realizada pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sistema Sest/Senat, com apoio do governo Federal, além de envolver todos os órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais.