Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EXPOAGRO

Genética do zebu se sobressai nos julgamentos da Expoagro Alagoas

Cerca de 500 animais de diferentes regiões do Nordeste foram avaliados

Cerca de 500 animais de diferentes regiões do Nordeste participaram, na manhã desta quinta-feira (26), de mais um julgamento no Parque da Pecuária, que continua sendo palco da 73° edição da Expoagro. Foram avaliados animais das raças Nelore e Gir leiteiro, pelos renomados juízes Tatiane Drummond - responsável pela raça Gir Leiteiro - e Robenildo Rodrigues, que avaliou os animais da raça Nelore, ambos credenciados por entidades nacionais.

Na ocasião, aproximadamente dez categorias de animais das raças Nelore e Gir leiteiro foram avaliados em pita . Entre as categorias, a competição reuniu touros, novilhas, matrizes e bezerras. Essa etapa foi crucial para destacar a qualidade genética e o potencial dessas raças, que são fundamentais para a pecuária de corte e leite no Brasil.

Robenildo Rodrigues, juiz da raça Nelore e Sindi, falou sobre a sua primeira impressão em relação aos animais apresentados. "Os animais da raça Nelore demonstraram alta qualidade muscular e de carne. Eles têm o potencial de melhorar a genética do gado local e nacional, segundo ele, são avaliados 56 itens, "da ponta do nariz até a cauda, com foco em selecionar os animais mais produtivos e bonitos para receber prêmios.", enfatizou.

Os critérios de avaliação incluem a musculatura bem definida, a valorização das partes mais nobres do boi, como a parte posterior, e a capacidade reprodutiva das fêmeas.

Rodrigues ainda ressaltou as categorias avaliadas, que "abrangem desde bezerros jovens até animais mais maduros, sempre com a busca constante pela excelência na qualidade da carcaça e das características raciais."

A juíza da raça Gir Leiteiro, Tatiane Drummond, explicou os critérios de avaliação dos animais no julgamento, destacando que o foco principal está na funcionalidade e no biotipo leiteiro. "O julgamento do Gir Leiteiro busca características, como adaptação aos trópicos, rusticidade e glândula mamária, com ênfase na capacidade corporal, volume corpóreo e estrutura óssea forte."

Artigos Relacionados

Tatiana também salientou a importância da locomoção adequada, que, segundo ela, é uma das características essenciais para que os animais encontrem seu alimento com facilidade. Além disso, a juíza falou sobre a importância da Expoagro, como uma referência na feira agropecuária, elogiando a evolução na qualidade dos animais apresentados nesta edição.

Antonella Espiuca, da Ciência Consultoria, organizadora geral da pista de julgamento, falou sobre a experiência no parque. Ela informou que, em média, 180 animais foram avaliados durante a manhã.

Espiuca elogiou ainda a qualidade dos animais, dizendo que "são animais muito bons", e destacou o comprometimento dos criadores que estavam presentes. Os julgamentos incluíram a disputa pelos grandes campeonatos, mostrando a competitividade e o nível de excelência das raças.

Os ingressos para visitar a exposição podem ser adquiridos na bilheteria do parque ou através do site lojadeingresso.com.br, pelo preço de R$ 10. Crianças com até 5 anos de idade e idosos com 65 anos ou mais têm entrada gratuita. O Parque estará aberto das 10h às 22h. Quanto às atrações da Expoagrinho, elas estarão disponíveis das 16h às 22h.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas