Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

72ª Expoagro Alagoas dá pontapé ao Ranking Nordeste do Gir Leiteiro

Na exposição regional do gir leiteiro na 72ª Expoagro Alagoas, o criador alagoano Alexandre Oiticica ganhou como Melhor Criador e Melhor Expositor da raça

A Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) escolheu a 72ª Expoagro Alagoas para ser palco de estreia do Ranking Nordeste da raça. Os julgamentos de pista ocorreram entre a quinta (27) e na manhã desta sexta-feira (28) no Parque da Pecuária.

As exposições ranqueadas tiveram início em Maceió e irão rodar por toda a região Nordeste, somando as pontuações, sendo finalizada na Festa do Boi de 2023, em Natal (RG), e vão incentivar maior participação de criadores nas exposições, além de refletir numa busca por melhoramento genético do gado.  

Na exposição regional do gir leiteiro na 72ª Expoagro Alagoas, o criador alagoano Alexandre Oiticica ganhou como Melhor Criador e Melhor Expositor da raça. Ele explicou que proposta de criação do ranking nordestino era um pleito antigo e que foi atendido pela ABCGIL. 

"Para nós, é uma alegria conseguir realizar esse feito. Esse ranking vai passar por dez exposições, do Piauí à Bahia. Com a pista deste ranking, vamos mostrar que o Nordeste tem uma genética de excelência e fazer uma grande confraternização de todos os criadores do gir leiteiro", declarou Oiticica. 

Artigos Relacionados

Jurado especialista na raça de Uberaba (MG), Euclides Prata avaliou 60 animais na competição entre categorias que começaram com bezerros e bezerras e seguiram até reprodutores e novilhas paridas e não paridas. "O Nordeste está  nivelado ao Brasil, com uma pujança muito grande com melhoramento genético nas raças leiteiras. O gir leiteiro, principalmente, está desenvolvendo demais e mostrando que é um sucesso esses animais melhoradores", afirmou Prata. 

De Sergipe, o criador Junior Machado trouxe oito animais para a disputa e pretende voltar na 73º Expoagro Alagoas para competir novamente. "Essa é a primeira vez que trouxemos animais para expor e saímos com um saldo muito positivo. Rodamos o Brasil inteiro e dificilmente encontramos um parque tão aconchegante e organizado. O parque está fantástico e iremos voltar com certeza", ressaltou o sergipano. 

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X