Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Verstappen reclama de excesso de punições no GP da Arábia Saudita

Holandês teve que devolver posição durante uma das relargadas da corrida e foi punido por duas vezes na prova, uma por ultrapassar fora da pista e a outra por frear de forma errônea, levando Hamilton a bater nele

Além de perder a chance de conquistar o título da Fórmula antecipadamente neste domingo do GP da Arábia Saudita, Max Verstappen viu Lewis Hamilton vencer mais uma corrida, enquanto o holandês teve que lidar com uma série de punições que, por muito pouco, não tiraram seu segundo lugar. Após a prova, o piloto da RBR não escondeu sua insatisfação.

- Felizmente os fãs têm uma mente clara sobre as corridas, porque o que aconteceu hoje é inacreditável. Estou apenas tentando competir, mas esse esporte hoje em dia é mais sobre punições do que corrida. Para mim, isso não é a Fórmula 1, mas pelo menos os fãs gostaram - disparou Verstappen.

Leia também

O incidente inicial se deu na primeira relargada da corrida, quando Verstappen ultrapassou Hamilton por fora da pista para reconquistar a liderança que perdeu pro rival; por causa disso, ele precisou largar da terceira colocação no segundo reinício da prova.

O segundo, que valeu a punição de 5s para o piloto da RBR, foi já na parte final da corrida, no 37º giro: vindo por fora, Hamilton colocou o carro ao lado de Verstappen, que não cedeu. O holandês espalhou o carro e os dois saíram da pista no lance que ainda teve um toque, resultando em um pequeno dano na asa dianteira do britânico da Mercedes.

O terceiro, pelo qual Verstappen foi totalmente responsabilizado e punido com 10s no tempo final de prova e mais dois pontos na superlicença, foi na curva 27 do Circuito de Jeddah: na 38ª volta, Hamilton acertou o rival por trás quando o holandês desacelerou de forma repentina, em sua frente, para lhe devolver a liderança.

Verstappen descumpriu o Artigo 2 do Capítulo IV, Apêndice L, do Código Esportivo da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), que condena provocar uma colisão, repetir erros graves ou falta de controle do carro. O trecho também reforça ser proibido que o piloto ande desnecessariamente devagar na pista ou de modo errático e que venha oferecer perigo a outros.

- Eu diminuí a velocidade. Queria deixá-lo passar, estava do lado direito, mas ele não quis ultrapassar e nos tocamos - explicou o holandês.

Não é de hoje que as punições têm tomado os holofotes da disputa pelo título em 2021. No GP de São Paulo, o líder do campeonato espalhou o carro sobre Hamilton para se defender de uma ultrapassagem, mas passou ileso de uma sanção. Isso levou a Mercedes a solicitar junto à FIA a revisão do veredito dos comissários, pedido que foi negado.

No GP do Catar, que antecedeu a disputa deste domingo, o holandês perdeu cinco posições de largada no domingo por não desacelerar sob bandeiras amarelas na classificação da etapa, o que não deixou sua equipe feliz; chefe da RBR, Christian Horner chegou a chamar o fiscal responsável pela sinalização de "desonesto", sendo investigado e recebendo uma reprimenda pelo comentário.

A vitória de Hamilton, oitava do britânico em 2021, o deixou empatado em pontos com Verstappen no campeonato de pilotos: ambos têm 369,5 pontos. Apesar do contratempo, Max relevou o resultado:

- Dei tudo de mim hoje, mas claramente não fui rápido o suficiente. Mas ainda assim, feliz com o segundo lugar. Muitas coisas aconteceram, com as quais não concordo totalmente, mas é o que é. Quer dizer, pelo menos eu tentei.

A F1 disputará no próximo domingo, 12 de dezembro, a 22ª e última corrida do ano no GP de Abu Dhabi.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas