
O surfista alagoano Caio Soriano sagrou-se campeão nas altas ondas lá de Nazaré, em Portugal, em competição internacional da WSL, disputada nessa terça-feira (18), com a participação de cerca de 40 atletas, entre eles, Lucas Chumbo, atual campeão, e Pedro Scooby, por exemplo.
Com a equipe formada por quatro atletas, sendo dois surfando e pilotando o mesmo jet, revesando um ou jet de 2° resgate e um spotter no cliff, Caio é o spotter e escolheu as ondas que eles deveriam surfar. Além dele, compõem o time: o português Nic Von Rupp, o brasileiro Antonio Cardoso e o francês Clement Roseyro.
Leia também
"Eu ajudo os pilotos do jet a fazerem o resgate e todas as informações que eles precisam saber para transitar no mar. É um trabalho de alta responsabilidade, são vidas em risco e um título de melhor do mundo em jogo", explicou Caio, em contato com a Gazetaweb, nesta quarta-feira (19).
Caio também é surfista de ondas gigantes, piloto de jet e faz spotter apenas para a equipe dele, em dias de campeonato ou ondas muito gigantes, conforme explicou à reportagem.
Natural de Maceió-AL, Caio tem 36 anos. Sobre a escolha das ondas ele disse: "Já escolhi a maior onda da vida do Nic Von Rupp agora recente e escolhi as ondas que nos tornaram campeões. Sou o único alagoano a surfar em Nazaré e sou um único alagoano campeão mundial de ondas gigantes na Nazaré por equipe".

"Ganhamos do Lucas Chumbo e do Pedro Scooby, que foram campeões ano passado", acrescentou Caio Soriano. Vale lembrar que Chumbo, 29 anos, é o atual campeão de Saquarema, no Rio de Janeiro.
O segredo de Caio Soriano está em analisar a movimentação do mar durante horas. “Às vezes vejo 34 ondas em um set, o meu trabalho decide qual é a onda que deve ser surfada, sempre conforme a prioridade dada pela organização do evento”, disse.
O alagoano disse que a temporada de ondas ainda não acabou em Portugal, onde ele vive atualmente, em Nazaré, há dois anos. "Vivo me dedicando às ondas longe da família", disse o surfista, acrescentando, logo em seguida: "Agora eu preciso dormir, pois amanhã (quinta) vou surfar logo cedo".