Com a derrota do Brasil para a Espanha nesta quarta-feira (31/7) pela última rodada da fase de grupos do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris 2024, as calculadoras entram em ação para saber, afinal, quem avança para a fase mata-mata.
Pelas regras da competição, avançam direto os dois primeiros colocados dos 3 grupos além dois dois melhores terceiros colocados na classificação geral. O Brasil terá de fazer cálculos complicados para estar neste segundo grupo.
Leia também
A briga pelas vagas dos melhores terceiros colocados vai ficar entre o Canadá, que está no grupo A; a Austrália, no grupo B; e o Brasil, terceiro colocado no grupo C.
Chama atenção, no entanto, que a equipe canadense esteja na terceira posição do grupo, mesmo tendo vencido as duas primeiras partidas que disputou, contra a Nova Zelândia e a França.
Punição
O Canadá pode pagar caro por uma punição sofrida antes mesmo da estreia nos Jogos. A Fifa puniu a delegação com a a retirada de seis pontos no torneio, além do banimento de três membros da equipe técnica por um ano. A dura sanção foi consequência de um um escândalo envolvendo o uso irregular de um drone para espionagem na seleção da Nova Zelândia, adversária na primeira rodada.
A técnica da equipe, Bev Priestman, foi suspensa pela federação nacional de futebol e posteriormente removida do torneio olímpico. Ela havia sido uma das respinsáveis pela conquista do ouro em Tóqui. Além dela, dois assistentes também foram punidos com o banimento do futebol por um ano.