Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > OLIMPÍADAS

COI confirma que pódio com Rayssa Leal é o mais jovem já registrado nas Olimpíadas

Idade somada de 42 anos das três jovens no skate street supera a menor média desde 1896, segundo levantamento feito pelo Comitê Olímpico Internacional junto com o Olympedia

Um levantamento feito com dados do Comitê Olímpico Internacional e do Olympedia, site que reúne informações sobre as Olimpíadas e é mantido por pesquisadores internacionais, confirmou que o pódio com Rayssa Leal no skate street é o mais jovem que se tem registrado nas Olimpíadas desde 1896.

Com a medalha de ouro de Momiji Nishiya, com 13 anos, a medalha de prata da Fadinha, também com 13 anos, e o bronze de Funa Nakayama, de 16 anos, o pódio da modalidade em Tóquio registou uma idade total de 42 anos. Ou seja, uma média de idade de 14 anos.

Leia também

Até a Rio 2016, as médias etárias mais baixas dos pódios eram de 15 anos, todas em modalidades femininas, em competições realizadas na natação e na ginástica nas edições de 1972, 1980 e 1992.

Os dados revelam, porém, que no registro de idade dos competidores do levantamento, contendo os atletas que ganharam medalhas ou não medalhas, até 2016, 6.724 deles aparecem sem indicação da idade, o que corresponde a 3,6% da amostra de 187.452 atletas.

Brasileira mais jovem

Em 125 anos de olimpíadas na era moderna, foram poucos os atletas com menos de 14 anos que conseguiram subir ao pódio. Nos últimos 85 anos, desde Berlim 1936, a brasileira é a mais jovem medalhista olímpica.

Antes de Rayssa, a atleta mais jovem do Brasil era Rosangela Santos, parte da equipe brasileira de corrida no revezamento 4x100m que ganhou o bronze em Pequim 2008.

Ela tinha 17 anos na época, mas só ganhou a medalha nove anos depois da prova — o Brasil havia chegado em quarto lugar, mas a equipe campeã, a Rússia, foi eliminada anos depois, após uma revisão de doping. Antes de Rosângela Santos, todos os atletas medalhistas mais jovens do Brasil tinham 18 anos — entre eles o fenômeno do futebol feminino, Marta, que ganhou a prata em Atenas 2004.

Mistério

Há poucos dados sobre esportistas que participaram em alguns dos primeiros jogos da era moderna das Olimpíadas (que começaram em 1896 na Grécia).

Um dos grandes mistérios dos Jogos Olímpicos envolve a idade de um dos participantes da equipe holandesa de remo na Olimpíada de Paris de 1900. Na época, algumas equipes de remo coxswain em embarcações de quatro pessoas colocavam crianças para guiar — deixando o barco mais leve para os remadores.

A equipe holandesa teria recrutado uma criança francesa para sua embarcação (tornando os holandeses uma equipe de nacionalidade mista, algo permitido na época). A estratégia rendeu ouro para os holandeses, mas até hoje não se sabe o nome do menino que — especula-se — pode ter sido o mais jovem medalhista olímpico da história. Alguns dizem que, a julgar pelo peso das crianças recrutadas na época, o menino poderia ter entre 7 a 14 anos de idade.

Essa prática foi banida quando foram adotados limites de idade para se competir no remo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas