Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > OLIMPÍADAS

Chama olímpica para jogos de Paris é acesa na Grécia

Faltam 101 dias para o início da Olimpíada; Tocha passará por territórios franceses


				
					Chama olímpica para jogos de Paris é acesa na Grécia
Cerimônia tradicional foi realizada na Grécia. Reprodução "X" Paris 2024

Paris 2024 está chegando! Nesta terça-feira (16), aconteceu em Olímpia, na Grécia a cerimônia com acendimento da chama olímpica que faz parte da tradição da competição. Faltando 101 dias para o começo da Olimpíada, a tocha vai circular pelos territórios franceses.
A chama é acesa em frente às ruínas do templo de Hera. Uma atriz representa a alta sacerdotisa e utiliza um recipiente parabólico, conhecido como Skaphia, que reflete os raios solares para acender a chama. Porém, sem sol, a chama usada já estava acesa.

Após a cerimônia, a chama segue até o Coubertin Grove, um memorial que abriga a Academia Olímpica Internacional, em Olímpia. Assim, começará um revezamento com 550 pessoas durante 11 dias até a capital grega, Atenas, no Estádio Panatenaico. O evento é uma referência a entrega oficial da chama para o Comitê Organizador dos Jogos. Dali, a chama seguirá para a França e tem a previsão de chegar em Marselha no dia 8 de maio. Mais de 10 mil pessoas conduzirão a tocha.

Leia também

O remador grego Stéfanos Doúskos foi o primeiro condutor da tocha. Ele foi medalha de ouro do skiff simples, em Tóquio.

O revezamento terá 68 etapas, percorrerá 400 cidades francesas e territórios ultramarinos como a Guiana Francesa, Nova Caledônia, Reunião, Martinica, Polinésia Francesa e Guadalupe.

As Olimpíadas

As Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, por volta de 776 a.C., em Olímpia, no sudoeste da Grécia. Os jogos eram associados a rituais religiosos com homenagens ao deus Zeus e também eram conhecidos por paralisar os conflitos na região.

Na era moderna, o Barão Pierre de Coubertin foi responsável por retomar os jogos em 1896. Esta será a terceira edição em Paris. A cidade já recebeu os jogos em 1900 e 1924.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas