O fim da seca em Sacramento e os maiores jejuns de playoffs
Getty

O maior jejum de playoffs que a NBA já viu está perto de acabar.
O Sacramento Kings é o terceiro colocado na Conferência Oeste, se isolou da briga insana pelas últimas vagas e, depois de 16 anos, deve voltar a jogar na pós-temporada.
Domantas Sabonis cravou seu nome entre os melhores jogadores da liga. De'Aaron Fox é quem mais pontua nos momentos decisivos dos jogos. E os Kings, com o treinador Mike Brown, voltaram a ser relevantes.
Mas, agora que a seca está chegando ao fim em Sacramento, quais os times que ficaram mais tempo longe dos playoffs da NBA?
Sacramento Kings - 16 anos
De 2006 até hoje.
A maior seca de pós-temporada da NBA está perto de chegar ao fim. Depois de 16 anos, Sacramento está muito perto de garantir vaga nos playoffs.
Em 2006, o time caiu já na primeira rodada depois da campanha de 44 vitórias e 38 derrotas na temporada regular. Mike Bibby, Ron Artest e Kevin Martin lideraram a equipe que perdeu por 4 a 2 para o San Antonio Spurs na fase de abertura da Conferência Oeste.
Los Angeles Clippers - 15 anos
De 1976 a 1992.
Os playoffs são algo comum para os Clippers... hoje em dia.
Quando o time ainda levava o nome de San Diego, a seca começou. E ela só terminou em 1992, quando os Clippers venceram 45 jogos na temporada regular e acabaram eliminados na primeira rodada do Oeste.
Minnesota Timberwolves - 13 anos
De 2004 a 2017
Na temporada 2003-04, os Wolves do técnico Flip Saunders e do astro Kevin Garnett venceram 58 partidas na temporada regular e chegaram às finais do Oeste - e só perderam para o Los Angeles Lakers.
Foi aí que o jejum começou... e só chegou ao fim em 2017, com Jimmy Butler comandando a campanha que parou na primeira rodada dos playoffs.
Golden State Warriors - 12 anos
De 1995 a 2007.
Muito antes de Stephen Curry, Draymond Green e Klay Thompson, os Warriors... sofriam.
Em 1994, depois de 50 vitórias na temporada regular, o time foi varrido na primeira rodada do Oeste contra o Phoenix Suns. Mais de uma década depois, Golden State voltou à pós-temporada, eliminou o grande favorito Dallas Mavericks, mas perdeu nas semis do Oeste para o Utah Jazz.
Washington Wizards - 11 anos
De 1954 a 1965.
Antes de se mudar para Washington, antes de se chamar Wizards...
A década de seca passou por Chicago, Baltimore e acabou quando os antigos Bullets tiveram campanha de 37 vitórias e 43 derrotas na temporada regular - o bastante para garantir os playoffs, que chegaram ao fim nas finais de divisão, a segunda rodada, contra o St. Louis Hawks.
Phoenix Suns - 10 anos
De 2011 a 2021.
Os Suns estão entre os favoritos em 2023, mas não faz muito tempo que a franquia sofria.
Em 2010, 54 vitórias na temporada regular levara Steve Nash, Amar'e Stoudemire e Leandrinho até as finais do Oeste, contra o Los Angeles Lakers. E o time só retornaria à pós-temporada em 2021, quando caiu nas Finais para o Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo.
Dallas Mavericks - 10 anos
De 1991 a 2001.
Ainda sem imaginar que contaria com Dirk Nowitzki, os Mavs perderam na primeira rodada dos playoffs de 1990 para o Portland Trail Blazers.
10 anos depois, já com o lendário alemão no elenco e a parceria com Steve Nash formada, Dallas venceu 53 partidas na temporada regular e chegou às semis do Oeste - quando perdeu para o San Antonio Spurs.