Por Alexandre Araújo
Um clássico pode mudar a trajetória de um jogador em um clube. Para o bem ou para o mal. Não estou dizendo que este seja o caso, mas o Fla x Flu da noite deste sábado foi marcado por Uribe, autor de dois gols, e Vitinho, com duas assistências. Jogadores que, até então, vinham sendo contestados, foram decisivos na goleada de 3 a 0 do Rubro-Negro sobre o Tricolor.
Leia também
Com o triunfo, o Flamengo chegou a 55 pontos e encostrou no líder Palmeiras, que tem 56 e entra em campo neste domingo, contra o Grêmio. O Fluminense permaneceu com 37, na zona intermediária da tabela.
Escalações
Pela terceira rodada consecutiva, Dorival Júnior usou a escalação do Fla. Já no Flu, Marcos Junior foi a escolha para a vaga de Sornoza, que está com a seleção equatoriana. Na lateral-direita, o volante Mateus Norton foi improvisado, uma vez que Gilberto está lesionado e Leo tem vínculo com o Rubro-Negro.
Bom começo
A equipe das Laranjeiras teve um bom início, pressionando a saída de bola do Flamengo, forçando erros e levando perigo ao gol de César. Mas a consistência na atuação tricolor não durou muito.
Tiro fatal
Aos poucos, o Rubro-Negro ganhou campo e a construção do triunfo começou aos 10 minutos. Vitinho e Uribe, que vinham sendo alvo de críticas da torcida, foram os protagonistas do primeiro gol. Vitinho cruzou e Uribe, de cabeça, abriu o placar.
Perigo pelo alto
Melhor em campo, o time de Dorival explorava bastante as jogadas pelas alas e, em uma dessas, Éverton Ribeiro sofreu falta. Após cobrança de Vitinho, Léo Duarte ampliou a vantagem da equipe da Gávea.
Fechou
A vitória ficou mais concreta logo nos primeiros minutos do segundo tempo, quando Paquetá chutou, a bola desviou na zaga e sobrou para Uribe dividir com Júlio César e completar para o gol, fazendo o segundo dele e o terceiro do Fla.
Sem reação
Dominado, os comandados de Marcelo Oliveira não conseguiam avançar de forma efetiva e eram presas fáceis. Neste panorama, a história do jogo não se modificou.