Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Treinador da primeira divisão portuguesa é acusado de assédio sexual

Federação Portuguesa de Futebol deve abrir sindicância para apurar o comportamento de Miguel Afonso, atual treinador do Famalicão, por denúncias da época em que dirigia o Rio Ave

Um escândalo no futebol feminino de Portugal deve levar a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a abrir uma sindicância para apurar as denúncias de assédio sexual contra o treinador Miguel Afonso, do Famalicão, da primeira divisão do país.

Reportagem do jornal "Público" revelou que diversas jogadoras do Rio Ave, time dirigido pelo treinador na temporada 2020/21, o acusaram de assédio constante na época, incluindo envio de mensagens de teor abusivo às atletas, algumas entre 18 e 20 anos na ocasião. Ainda de acordo com o "Público", a FPF levará o caso adiante através do seu Conselho Disciplinar.

Leia também

As denúncias de assédio sexual no futebol feminino têm se tornado mais rotineiras, em diversos países. Em outubro do ano passado, o início do Campeonato Feminino dos EUA foi adiado após uma reportagem do site "The Athletic" apontar uma série de denúncias contra o então treinador do North Carolina Courage, Paul Riley, que foi demitido logo após o caso. Na sequência, jogadoras trouxeram à nota outros casos na Austrália e na Venezuela.

A reportagem do jornal português cita o caso de uma jogadora de 19 anos que recebeu uma mensagem do treinador perguntando se ela gostava "de mulheres ou de homens". A atleta em questão tinha acabado de ser contratada, e logo descobriu que não era a única a receber comentários de teor íntimo.

- Perguntava-me várias vezes o que eu achava dele, se tinha algum aspecto físico que me atraísse. Chegou ao ponto de me pedir vídeos, dizendo que gostaria de ver meus movimentos corporais - contou a jogadora na reportagem.

Outra jogadora contou que o treinador lhe telefonava insistentemente para falar sobre assuntos alheios ao futebol, e só parou depois que os pais da jovem, a seu pedido, ouviram uma das conversas.

- Contei que meus pais tinham conhecimento destes contatos e ele parou.

Depois disso, a jogadora começou a perder espaço na equipe do Rio Ave, deixando de ser relacionada para partidas até acabar retornando à base. Situação parecida viveu uma terceira jogadora, que contou ao "Público" que seu namorado confrontou o treinador a respeito do teor das mensagens, e Miguel Afonso se desculpou dizendo se tratar de brincadeiras.

Miguel Afonso, de 40 anos, disse ao "Público" que não sabe "onde querem chegar com isso e que tipo de conversas são essas". Em nota oficial, o Rio Ave confirmou que "teve conhecimento de alguns comentários circunstanciais relatados por atletas, relativamente a alegadas abordagens despropositadas do treinador", mas que este, ao ser confrontado com o assunto, negou as acusações.

Ainda segundo a nota do Rio Ave, o assunto não teve seguimento "a pedido das atletas" e afirma que "ao longo da temporada (...) não foi realizada qualquer queixa formal e oficial de nenhuma atleta junto das autoridades".

Miguel Afonso deixou o Rio Ave após a campanha de 2020/21, mas o clube não relaciona a demissão às denúncias de assédio, apenas diz que "a gestão de grupo e as metodologias não eram consensuais e adequadas, não estando reunidas as condições para a continuidade do técnico".

O treinador foi contratado no dia 6 de setembro desse ano pelo Famalicão, que também em nota oficial disse que "não tem conhecimento de nenhuma acusação ou denúncia às entidades competentes que recaia sobre o técnico Miguel Afonso".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas