Nem o clima chuvoso espantou os maceioenses que se reuniram, neste domingo (29), para ver a passagem da Tocha Olímpica pela capital alagoana. O símbolo dos Jogos Rio 2016 chegou a Maceió no início da noite, depois de passar por São Sebastião, Arapiraca e São Miguel dos Campos.
A presidente da Federação Alagoana de Surfe, Bianca Andrade foi a primeira a conduzir a chama na capital. Campeã mundial de body board em 1994, ela também é praticante de jiu jitsu. "Mesmo não sendo um esporte olímpico, me sinto como se participasse deles e é uma alegria sem dimensão carregar a tocha".
Leia também
Eliel de Melo, de 14 anos, também foi um dos condutores do símbolo olímpico em Maceió. Ele foi escolhido por meio de um concurso que premiava a melhor redação. O tema tratava dos "Valores Olimpicos e Paralímpicos" e o menino falou sobre superação, espírito olímpico e a paz inspirados pelos jogos.
"Me sinto orgulhoso por ter conseguido passar no concurso com minha redação. Será um prazer imenso", disse ele, que estava acompanhado da mãe, Giselda de Melo. "É muita emoção para mim, como mãe, ver meu filho em um momento tão especial para o País e para todos que gostam de esportes", afirmou ela.
Já as amigas Rennatha Mendonça e Samylla Antunes foram para a Praça Multieventos, na Pajuçara, apenas para curtir os shows que aconteceram em virtude do evento. A banda favorita delas é a Deslucro. "Viemos para curtir os.shows, em especial da Deslucro. Somos muito fãs e é o principal motivo de termos enfrentado a chuva".
A Tocha Olímpica passou por 11 bairros da capital alagoana, começando pela Pajuçara e sendo conduzida por atletas e representantes da terra dos marechais. Da Praça Multieventos, situada na Avenida Doutor Antônio Gouveia, ela seguiu pela Avenida Silvio Carlos Viana.
De lá, o revezamento foi pela Avenida Álvaro Otacílio, no bairro da Ponta Verde, e percorreu toda a extensão da via com 12 condutores, seguindo para orla da Jatiúca. Os atletas seguiram pela Rua Roberto Mascarenhas, retornaram a orla pela Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e continuaram pela Rua Bacharel Virgílio da Rocha Marques, no bairro Cruz das Almas.
O percurso seguiu pelas avenidas Josepha de Melo, Juca Sampaio e Presidente Roosevelt, no Barro Duro, continuando pela Avenida Menino Marcelo, com retorno na Rua João Rodrigues Sampaio e Adolfo Gustav,o na Serraria. Em seguida, a tocha foi conduzida da Rua Nelson Marinho de Araújo, na Gruta, até as avenidas Fernandes Lima e Moreira e Silva, no Farol.
Ao todo, o trajeto teve 20,5 km.
A tocha olímpica passou ainda pelas Ruas Melo Morais, Cincinato Pinto, Barão de Penedo e Avenida Duque de Caxias no Centro, seguindo pela Avenida Industrial Cícero Toledo, no Jaraguá, onde outro palco foi montado para apresentações culturais. Em alguns pontos da cidade o trânsito ficou congestionado devido às ruas que foram fechadas.
O símbolo dos Jogos Rio 2016 pernoita na cidade e pela manhã segue para os municípios de Murici e União dos Palmares, de onde parte para Pernambuco. A rota começou no último dia 03, em Brasília, e se encerra no dia 05 de agosto, quando o último condutor acenderá a pira olímpica durante a cerimônia de abertura no Estádio Maracanã.
Tocha em Alagoas
A Tocha Olímpica chegou a Alagoas na manhã deste domingo (29), na cidade de São Sebastião. Apesar da chuva, a população prestigiou o revezamento. O mesmo aconteceu em Arapiraca, para onde o símbolo dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 seguiu logo após.
Na cidade agrestina, a chama passou por oito barros, percorrendo as avenidas José Emídio, Rua Expedicionários Brasileiros, Rua 30 de Outubro, Largo Dom Fernando Gomes, Rua Estudante José de Oliveira Leite, Rua Fernandes Lima, Rua Pio Matos, Rua Manoel Abreu, Rua Marcelino Magalhães, Rua Delmiro Gouveia e Rua Manoel Francisco Cazuza.
De São Miguel, o objeto seguiu para Maceió. No total, mais de 1.300 homens fazem a segurança do símbolo em Alagoas, seja por terra, ar ou por câmeras de videomonitoramento. Em Alagoas, a tocha passa ainda por Murici e União dos Palmares.