Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Terezinha desencanta e fatura bronze: "Todas as emoções em uma semana"

Desclassificada nos 100m e nos 200m, brasileira liderou prata do revezamento 4x100m na quinta e conquistou primeira medalha individual nos 400m

Desta vez, não houve percalços. Não teve polêmica com britânica nem largada queimada. Mas houve duas adversárias mais velozes. Terezinha Guilhermina fez o melhor possível para enfim desencantar em uma prova individual no Engenhão. Com uma saída forte, mas sem fôlego no fim, a brasileira cobriu os 400m (classe T11, para cegos) em 57s97, terceiro tempo entre as quatro finalistas, e conquistou a medalha de bronze em sua última prova na Paralimpíada do Rio.

- Essa semana eu vivi todas as emoções dos meus 37 anos, com o mundo inteiro me olhando. A torcida foi meu maior presente. Quando estive em Londres imaginei profundamente que a gente tivesse uma torcida similar. Confesso que foi melhor, foram muito mais alegres, mais carinhosos, mais próximos até pelo idioma. Me sinto privilegiada e lisonjeada por fazer parte dessa festa e poder curtir todo esse carinho, esse respeito - disse a veterana.

Leia também

O ouro ficou com a chinesa Cuiqing Liu, que cruzou a linha de chegada em 56s71. A prata ficou com a venezuelana Sol Rojas, que cravou 57s64. Outra brasileira na final, Thalita Simplício terminou na quarta colocação, mas foi desclassificada pela organização.

Terezinha tinha previsto correr os 400m com o guia Rodrigo Chieregatto, mas disputou tanto eliminatórias quanto finais com Rafael Lazarini, que a havia acompanhado nos 100m, 200m e no revezamento. A brasileira saiu muito forte do bloco de partida e abriu vantagem no início, mas perdeu a liderança para a chinesa na segunda curva. Na reta final, Terezinha cansou e perdeu posição também para a atleta da Venezuela.

A Rio 2016 foi marcada por altos e baixos da brasileira. A maior polêmica foi na prova dos 100m. Terezinha reclamou muito da britânica Libby Clegg, que foi desclassificada da semifinal por uma suposta puxada de seu guia. A punição, no entanto, foi revogada, e a europeia venceu a disputa. Desqualificada na final pelo mesmo motivo, a brasileira disparou e disse que não havia se preparado para ''correr contra homens''.

Nos 200m, Terezinha Guilhermina avançou com o melhor tempo nas baterias eliminatórias e nas semifinais. Na decisão, queimou a largada pela primeira vez em 16 anos de carreira e foi novamente desclassificada. A vencedora foi novamente Libby Clegg. No dia seguinte, veio o alento. A veterana liderou a conquista da medalha de prata no revezamento 4x100m T11-13, na qual Thalita também esteve presente. O grupo contou ainda com Lorena Spoladore e Alice Corrêa.

A noite desta sexta-feira também teve a participação de outros brasileiros nas semifinais dos 400m T11 masculino. Os dois representantes do país avançaram para a final. Felipe Gomes e Daniel Silva foram os melhores de suas baterias com os tempos de 51s26 e 51s96, respectivamente. A decisão do pódio será neste sábado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas