Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Surf: brasileiro concorre ao prêmio de maior onda do ano

Rodrigo Koxa foi indicado ao XXL Awards após surfar onda gigante em Nazaré, em Portugal no início de novembro

O surfista brasileiro Rodrigo Koxa foi indicado ao prêmio XXL Awards, considerado o Oscar das ondas gigantes, na categoria maior onda da temporada. Ele surfou a onda no dia oito de novembro, em Nazaré, em Portugal. A ondulação foi tão grande que já se fala em quebra de recorde mundial. O feito, porém, só será confirmado em abril, caso Koxa permaneça com a maior onda e vença o XXL.

Tudo em um só lugar.

Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

- Se vencer, realizarei o meu maior sonho como atleta profissional, big rider. Acredito, também, pela minha experiência, que existe uma chance enorme de quebra do recorde. Apenas as ondas vencedoras do XXL são medidas e somente em abril, no dia da festa da premiação, a WSL divulgará o tamanho das maiores ondas do ano e, sinceramente, espero que seja a minha - declarou Rodrigo.

Leia também

- O dia foi incrível. Para mim, foi o dia da minha vida, o mais especial de todos. O dia que fez valer a pena a minha inteira de surfe de ondas grandes, tudo se resumiu naquele mar enorme. Um mar que eu esperei com todo o carinho do mundo ali no pico, uma onda que quebra muito perto das pedras e eu passei um perrengue em 2014. Tive pesadelo, peguei psicólogo, trabalhei com coach, trabalhei em cima do meu medo para viver esse sonho e fui abençoado com esse presente incrível. Um presente de Deus, uma onda enorme do jeito que eu sonhei e do jeito que eu sempre quis surfar essa onda - afirmou Koxa, que completou:

- Na noite anterior, eu estava aparentemente calmo, mas minha mente estava muito inquieta, falando para mim mesmo o tempo todo: a onda vai vir! E quando vier, você vai botar para baixo, porque fez isso a vida inteira... e quando vier, você vai surfa-la. Esta fala ficava como um mantra em minha mente.

Shorts Youtube
Play
Ifal Arapiraca oferta curso gratuito de Introdução à Astronomia

Ifal Arapiraca oferta curso gratuito de Introdução à Astronomia

Play
Corpo é encontrado boiando na Lagoa Mundaí em Maceió

Corpo é encontrado boiando na Lagoa Mundaí em Maceió

Play
Aplicativo ZANGI é suspenso após ação do MPAL

Aplicativo ZANGI é suspenso após ação do MPAL

Play
Lessa diz não ser “amarrado” a grupo, declara apoio a JHC e fala em mudança de rota

Lessa diz não ser “amarrado” a grupo, declara apoio a JHC e fala em mudança de rota

Play
Célia Rocha volta a citar Luciano Barbosa e celebra convite para ser vice de JHC

Célia Rocha volta a citar Luciano Barbosa e celebra convite para ser vice de JHC

Mais do que 'dropar' a onda gigantesca, Rodrigo desceu reto, o que valoriza ainda mais a iniciativa.

- No momento em que eu e o Serginho, meu parceiro português, vimos a onda, já sabíamos que ela era realmente gigante. Nesta hora ele gritou: é a bomba. Quer ir? E eu respondi: go, go, go! Quando soltei a corda, percebi que era uma montanha e minha adrenalina que já estava muito alta, subiu ainda mais e, rapidamente, percebi que se tratava de muita velocidade e não poderia cair -  lembrou o surfista, que complementa:

- A parte animal foi perceber a linha de surf que eu precisava fazer e acreditar que eu poderia mesmo descer a onda reto, buscando aproveitá-la ao máximo, ao invés de sair para o lado, o que geralmente acontece. Também foi assustador, porque a prancha ganhou velocidade e quase caí, mas acreditei na linha de descer reto. Meu sentimento foi de uma flecha dropando a onda toda. Depois foi só comemorar e agradecer.

O paulista de 38 anos surfou uma onda estimada entre 85 e 90 pés de altura (cerca de 25 a 27 metros). Segundo alguns especialistas que se manifestaram através das redes sociais, ela poderia chegar a 100 pés. Caso oficializado, Koxa entrará para o Guiness Book (livro dos recordes).

A confirmação do tamanho da onda virá caso o brasileiro vença o prêmio. O atual recorde mundial pertence ao americano Garret McNamara, com uma onda de 78 pés. O recordista postou o vídeo com a onda do brasileiro, e fez questão de elogiar o surfista.

- Você pode chamar de Koxa bomba! Ninguém merece isso mais!!! Rodrigo Koxa na maior onda do swell. Rodrigo morava no meu jardim até pouco tempo atrás. Tem sido um longo caminho. Tão orgulhoso de você !!! Sempre cobrando, sempre humilde, sempre amando todos !!!

Prancha especial para possível feito histórico

Para enfrentar o desafio de Nazaré, Koxa fez uma preparação especial (física, psicológica e de equipamentos). A prancha usada contou com um sistema de amortecedor especial e foi projetada por Garret McNamara, junto com Hugo Cartaxana da SPO.

- A suspensão é baseada na prancha obter dois tipos de flexibilidade. Do pé da frente para a rabeta ela é rígida, muito dura, o que permite velocidade na onda -  explicou Koxa, que completa:

- Já a parte que está fora de água, que seria do pé da frente até o bico é bem mais flexível, inclusive esta área não tem longarina de madeira. A pracha tem 10,5 quilos, é triquilha e por eu estar habituado desde 2015, faz toda a diferença para eu me sentir mais confiante.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas