O Sport batalhou até o final e viu seu esforço ser premiado, aos 36 minutos do segundo tempo, no estádio Orlando Scarpelli, neste domingo. O gol de pênalti, marcado por Túlio de Melo, frustrou os donos da casa, e fez vibrar a equipe pernambucana pelo ponto conquistado, no 1 a 1, em Florianópolis. Carlos Alberto, no primeiro minuto da etapa final, havia aberto o placar, ao finalizar de bico para as redes.
O duelo na capital catarinense foi disputado e quente por conta da situação das equipes na tabela da Série A. Separados por apenas dois pontos, os dois times seguem, depois do empate, apertados pela zona de rebaixamento. Por isso, a luta pela vitória foi intensa até os minutos finais, transformando o goleiro Thiago Rodrigues, do Figueirense, um dos principais personagens da partida. Com intervenções fundamentais, ele segurou o ímpeto do Sport e garantiu o empate, um tanto amargo aos donos da casa, mas festejado pelos visitantes.
Leia também
Com o resultado, o Figueirense permanece fora da zona de rebaixamento. O Sport segue em 12º lugar, com 23 pontos. Os times entram em campo no próximo final de semana. O Figueira enfrenta a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, às 18h30. O Sport, que está há cinco jogos invicto, pega o Flamengo, na Ilha do Retiro. As partida são no sábado.
A primeira etapa
O primeiro tempo foi de poucos chutes a gol para os dois lados. Uma contratura muscular obrigou o time da casa a fazer sua primeira substituição logo aos 9 minutos de partida: Rafael Silva deixou o gramado sentindo a coxa para a entrada de Lins. A partida ficou concentrada no meio de campo e os passes errados prejudicaram os dois times (ao todo foram 51 passes errados). Só na primeira etapa foram 17 erros do time da casa contra 19 dos visitantes. A chance mais clara de gol foi do Sport, que, aos 30 minutos, aproveitou bobeira do time preto e branco para quase marcar com Éverton Felipe. Aos 45 minutos, um susto: Carlos Alberto sofreu falta e, ao cair, tirou o ombro do lugar - mas voltou na etapa complementar depois de ser atendidos pelos médicos.
A segunda metade
E foi o próprio Carlos Alberto que abriu o placar para o Figueirense no primeiro minuto do segundo tempo. Depois de falta na intermediária, ele foi esperto ao cobrar rápidamente e pegar a defesa do Sport desprevenia. Na sequência, o meia chutou, Maurides pegou a sobra, obrigando o goleiro Magrão a fazer boa defesa e, no rebote, Carlos Alberto estufou às redes, de bico
O Leão correu atrás do empate. Gabriel Xavier deu um chute à queima roupa, mas Thiago Rodrigues fez uma defesa bonita dentro da pequena área, aos 23. Porém, se evitou o gol do time pernambucano, a penalidade máxima, aos 36 minutos, o goleiro do Figueira não conseguiria pegar. Maurides chegou atrasado e cometeu falta dentro da área . Túlio de Melo, que havia acabado de entrar em campo, bateu e converteu. O gol empolgou o Leão que, aos 41, obrigou o goleiro Thiago Rodrigues a fazer nova grande defesa. Assim, a partida terminou empatada em 1 a 1.