Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Procurador do TJD-RJ pede que o Fluminense não receba o troféu da Taça Guanabara em caso de título

Pedido teria ligação direta com o julgamento sobre um caso de racismo envolvendo o atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, durante o Fla-Flu deste Cariocão

A Taça Guanabara pode não ser entregue ao Fluminense neste sábado, mesmo em caso de vitória do Tricolor sobre o Resende, jogo que será realizado em Volta Redonda. O resultado garante matematicamente a primeira colocação geral ao Flu, mas o título pode ficar sob júdice caso a presidente do TJD-RJ, Renata Mansur, acate uma medida cautelar do procurador-geral do órgão, Andre Valentim. A informação foi publicada inicialmente pela rádio Tupi.

O procurador-geral alega que o Tricolor pode ser punido com perda de pontos em caso que envolve diretamente o atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo. Durante o último Fla-Flu, vencido pelo time das Laranjeiras, o camisa 9 rubro-negro alegou ter sido vítima de racismo em jogo marcado por fatos preconceituosos vindo das duas torcidas.

Leia também

O questionamento do procurador-geral é de que, caso ocorra a perda de pontos do Tricolor na competição neste julgamento, Flamengo e Vasco ainda poderiam alcançar a primeira colocação.

- O Fluminense está sendo denunciado e pode perder até três pontos. Caso perca, o Flamengo e Vasco estariam no páreo. Dei entrada hoje e estou esperando o despacho para suspender a homologação caso o Fluminense vença a partida. Se entregar a taça agora, como vai tirar depois? Está na mão da presidente - afirmou Andre Valentim, ao jornal 'O Globo'.

Ainda segundo matéria do 'O Globo', o processo pode ser arquivado sem mesmo ser julgado. Isso porque a ação está em fase de investigação e, em caso de não caracterização de infração ou não definição de autoria, a tendência é que o processo seja arquivado.

Além disso, o artigo 243-G prevê que a punição seja dada ao clube caso exista a comprovação da autoria dos gritos racistas oriundos de um 'considerável número de pessoas', o que não seria possível afirmar até o momento.

O procurador-geral já atuou em outros dois casos solicitando uma punição ao Fluminense. Em 2019, Valentim tentou excluir o Tricolor do Cariocão por, na visão dele, procurar a Justiça Comum antes da Desportiva com uma liminar que proibia a entrada de torcida no Maracanã. O pedido foi indeferido.

Já em 2015, o procurador-geral solicitou punição de seis jogos para o atacante Fred após o jogador ter sido expulso por uma suposta ofensa aos árbitros Wagner do Nascimento Magalhães e Luiz Antônio Silva Santos, o Índio.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas