Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Pódio toda hora! Shirlene fica com a prata no lançamento de disco F38

Porta-bandeira brasileira garante medalha poucos minutos depois de Petrúcio Ferreira, com direito a recorde sul-americano

Noite prateada no Estádio Olímpico. Poucos minutos depois de Petrúcio Ferreira garantir sua medalha nos 400m T47, Shirlene Coelho repetiu a dose e subiu ao segundo degrau do pódio nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. A porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura ficou com a prata no lançamento do disco F38, para paralisados cerebrais. Com 33.91m, ela quebrou o recorde sul-americano, mas não foi páreo para chinesa Mi Na, dona do novo recorde mundial com 37.60. A irlandesa Noelle Lenihan alcançou 31.71m e levou o bronze.

Quinto lugar em Londres na mesma prova, Shirlene alcançou sua quarta medalha em Paralimpíada - todas as outras tinha sido no lançamento do dardo, onde foi prata em Pequim, ouro no Reino Unido e no Rio. A brasileira ainda ficou com a quarta colocação no arremesso do peso na edição de 2016.

Leia também

Shirlene Coelho possui limitações de movimento no lado esquerdo do corpo devido à hemiplegia congênita. A lesão, no entanto, nunca a impediu de praticar esportes desde a primeira infância. O favorito era o futebol, e ela jogava como zagueira em sua equipe em Samambaia, região administrativa do Distrito Federal.

Apesar do prazer que sentia em praticar atividades físicas, sobretudo com a bola nos pés, Shirlene não se imaginava como atleta de alto rendimento. Na vida adulta, entrou no mercado de trabalho como ajudante de serviços gerais. E foi procurando emprego nesta área que recebeu a oportunidade para tentar a vida através do esporte.

A Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetef) estava recrutando pessoas com deficiência para novas vagas de funcionário. Shirlene levou o currículo e recebeu o convite para jogar basquete em cadeira de rodas. Ela, que jogara a versão em pé durante a adolescência, não se adaptou. Acabou migrando para o atletismo, onde descobriu um talento nato.

- Não fui eu que encontrei o esporte paralímpico. Foi ele que me encontrou, me abraçou e não me largou.

Bom para Shirlene. Bom para o Brasil!

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas