Eliminar o ASA na quarta-feira é o passo para o Paraná conseguir se classificar para a quarta fase da Copa do Brasil e quebrar um tabu: o time nunca tirou quatro adversários da competição.
A missão do Paraná passa pelo histórico da equipe na Copa do Brasil. O máximo que o Tricolor chegou no torneio foi até as quartas de final em quatro oportunidades.
Leia também
Em 1995, 96 e 98, o Tricolor tirou dois adversários e chegou às quartas de final, quando a Copa do Brasil era mais enxuta. Em 2002, o torneio teve uma fase a mais antes de chegar às oitavas. O Paraná eliminou três adversários e também foi às quartas, entre os oito melhores do torneio.
Em 1995, o Tricolor eliminou Juventude, Internacional e caiu para o Corinthians, que acabou sendo o campeão do torneio. No ano seguinte, deixou Vitória e Botafogo, e foi eliminado pelo Palmeiras. Em 1998, passou por Fluminense e Atlético-MG, mas perdeu para o Santos nas quartas de final. Em 2002, tirou Bragantino, Guarani e Botafogo do caminho, porém, foi desclassificado mais uma vez pelo Corinthians.
Neste ano, o Tricolor só tem uma opção para quebrar o limite de três adversários batidos: vencer o ASA, às 20h30 (horário de Brasília) de quarta-feira, na Vila Capanema. No jogo de ida, as equipes ficaram no 0 a 0. Com isso, quem vencer avança na competição nacional. Novo resultado de 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Empate com gols dá a vaga para o time alagoano.
Antes de encarar o ASA, o Paraná eliminou o São Bento, após empatar em 1 a 1 na primeira fase (o resultado, pelas novas regras da competição, deu a vaga ao Tricolor), e o Bahia, após vitória por 2 a 0 na Vila Capanema. A equipe de Alagoas, por sua vez, passou por Ferroviária (1 a 1) e Coritiba (2 a 0).
Quem vencer do confronto entre Paraná e ASA vai enfrentar o Vitória, com confrontos marcados para os dias 13 e 19 de abril, com o primeiro jogo realizado no Barradão. A equipe baiana eliminou Luziânia, Bragantino e Vasco.
Depois de encarar o ASA, o Tricolor volta as atenções para a disputa do Campeonato Paranaense. Com a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, na Arena da Baixada, o Furacão tem a vantagem do empate. Para avançar de fase, o Tricolor precisa vencer por dois ou mais gols de diferença na Vila Capanema. Se ele vencer por um gol, a decisão de quem avança para as semifinais irá para os pênaltis.