Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Inter vive dia de reuniões para avaliar cenário após eliminação e deve definir saída de Ramírez

Diretoria colorada se encontra na manhã desta sexta-feira para discutir e bater martelo sobre sequência do trabalho do treinador

Fim de jogo, Inter eliminado da Copa do Brasil com derrota por 3 a 1 para o Vitória, e basta que os refletores sejam apagados para a neblina tomar o gramado do Beira-Rio na noite desta quinta-feira. A cerração que paira sobre o estádio é alegoria perfeita para os tempos nebulosos vividos pelo clube.

Especialmente nesta sexta-feira, dia seguinte a mais uma queda traumática na temporada. O presidente Alessandro Barcellos, o vice de futebol João Patrício Herrmann e o executivo Paulo Bracks se reunirão com o Conselho de Gestão do Inter ainda pela manhã para discutir o futuro de Miguel Ángel Ramírez. E para definir sua cada vez mais iminente saída do clube.

Leia também

"Nesse momento, a nossa ideia é reunir a partir de agora a nossa equipe do departamento de futebol, Conselho de Gestão, fazermos avaliação rápida e tomarmos decisão no que diz respeito sobre esse contexto", disse Alessandro Barcellos, presidente do Inter

Conforme apurado pelo ge, a reunião deve definir o desligamento do treinador 100 dias após sua chegada a Porto Alegre para conduzir o que seria um projeto de ruptura. Mas o prazo de validade, supostamente longo, deve esbarrar em pouco mais de três meses, encurtado pela falta de resultados e de evolução da equipe no momento.

Um ponto a ser discutido – e costurado – pela diretoria é a multa rescisória prevista no contrato do treinador. A parte interessada em romper o vínculo antes do final tem de pagar um valor próximo a US$ 1 milhão, conforme apurado. O contrato vai até o fim de 2022.

Outro assunto em pauta será a continuidade do modelo de jogo. A diretoria atual assumiu o clube com um projeto de ruptura no jeito de jogar, para implantar um estilo propositivo a partir do Jogo de Posição. Essa maneira de atuar está em xeque a partir de agora. É possível que haja mais saídas do departamento de futebol.

Após testar positivo para Covid-19, Ramírez cumpre protocolo de isolamento e não comandou a equipe no tropeço para o Vitória. Mas a queda precoce na Copa do Brasil é apenas o gatilho para uma saída que já ganhava força nas últimas semanas.

Mesmo afastado, o treinador enfrentava a maior turbulência desde que chegou ao clube e nunca esteve tão ameaçado no cargo. Especialmente após a goleada por 5 a 1 sofrida para o Fortaleza, no último domingo, no Castelão.

Ramírez no Inter

  • 21 jogos
  • 10 vitórias
  • 4 empates
  • 7 derrotas
  • 39 gols feitos
  • 23 gols sofridos
  • 53,9% de aproveitamento

Os dias que antecederam o trauma desta quinta-feira foram de cobranças internas por mudanças de rumo. O diagnóstico era de que a equipe havia estagnado na adaptação ao modelo de jogo, inclusive com retrocessos no processo. Os resultados acompanharam o desempenho decadente.

Antes da queda traumática para o Vitória, o Inter vinha de um vice-campeonato com derrota para o Grêmio no Gauchão e de uma classificação como pior primeiro colocado na Libertadores. Os protestos foram recorrentes nas últimas duas semanas.

A diretoria deu respaldo, mas também um ultimato a Ramírez por evolução nesta quinta. Nas conversas internas, ficou decidido que o Inter mudaria o jeito de jogar, com mais liberdade de movimentação a meias e atacantes, como revelou Patrick no intervalo de jogo. Após variar a escalação em todos os jogos, o treinador passaria a manter uma base de time titular a partir de então.

E os 45 minutos iniciais diante do Vitória até foram inspiradores. O Inter entrou no 4-1-3-2, com Thiago Galhardo e Yuri Alberto lado a lado no ataque. A primeira etapa foi de evolução, com volume de chances criadas.

A equipe só não abriu vantagem pela falta de pontaria — um problema que não é novo, aliás. Mas vieram o segundo tempo, a expulsão de Pedro Henrique e os gols que decretaram a eliminação de uma equipe que sentiu muito os golpes dados pelo Vitória e não conseguiu esboçar poder de reação.

Foi a gota d'água para Ramírez. Na entrevista coletiva após a partida, o presidente Alessandro Barcellos afirmou que a sexta-feira seria de avaliações internas e em momento algum bancou a permanência do treinador. Um indicativo claro da ruptura que vem pela frente.

Lisca e Barbieri agradam

Até o momento, a diretoria colorada não fez movimento algum em busca de um novo treinador. Nem tomou decisões de "cabeça quente". Mas dois nomes agradam os integrantes do departamento de futebol: Mauricio Barbieri, do Bragantino, e Lisca, do América-MG.

O primeiro é adepto do Jogo de Posição e tem cartaz entre os dirigentes por conseguir implantar a filosofia no clube do interior paulista. Lisca, por sua vez, é velho conhecido dos colorados. E já trabalhou com Paulo Bracks no América-MG no ano passado.

Tudo isso passará a ser analisado de maneira mais concreta a partir das definições sobre o futuro de Ramírez. O treinador chegou ao clube em março e comandou a equipe em 21 jogos, com 10 vitórias, quatro empates e sete derrotas — na conta está a derrota para o Vitória. O aproveitamento é de 53,9%.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas