Gabriel Barbosa foi definitivamente Gabigol no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil. O atacante marcou dois gols na vitória do Flamengo por 3 a 1 diante do Atlético-MG, neste domingo, no Maracanã. Arrascaeta abriu o marcador para o time rubro-negro, enquanto Alan Kardec descontou para os mineiros. Com o resultado, o Flamengo pode perder por escore simples domingo que vem, em Belo Horizonte, que mesmo assim será campeão.
Como foi o jogo
O primeiro tempo foi quase todo do Flamengo. À exceção dos dez minutos iniciais, de avanços esporádicos de Paulinho e das jogadas individuais de um isolado Hulk, o Atlético-MG passou o tempo todo se defendendo — a ponto de o goleiro Everson não fazer a menor cerimônia para retardar toda e qualquer cobrança de tiro de meta. Mas isso de nada adiantou. Com Gerson em grande jornada e com o time rodando bastante a bola, o Flamengo encerrou a etapa inicial vencendo por 2 a 0.
Leia também
O placar foi aberto aos 11, em belíssima jogada de ataque coletivo. Michael recebeu pela meia esquerda e tocou no fundo para Gabigol; o atacante bateu forte, Everson espalmou para o meio e Arrascaeta, de primeira, chutou para abrir o marcador.
Aos 37, Gabigol recebeu uma reprimenda de Filipe Luís e não gostou. À distância, discutiu com o técnico do Flamengo, que ficou bastante incomodado. A situação só não se deteriorou porque, dois minutos depois o atacante aproveitou erro na linha de impedimento do Atlético-MG, pegou a bola pela direita, invadiu a área e chutou rasteiro para fazer 2 a 0.
Na etapa final o jogo foi mais equilibrado. Com a boa vantagem no marcador, o Flamengo recuou um pouco suas linhas e tratou de cozinhar o Atlético-MG. O time mineiro, por sua vez, foi um pouco mais ambicioso e chegou com mais frequência que na primeira etapa.
Ainda assim, foi o Flamengo quem balançou novamente as redes. Aos 29, Gabigol chutou da entrada da área pela esquerda e fez 3 a 0. Àquela altura, parecia que a Copa do Brasil estava se decidindo já no primeiro jogo. Mas aí Alan Kardec aproveitou falha da defesa e, aos 35, descontou. A decisão do título ficou mesmo para Belo Horizonte.
O que vem pela frente
Com o resultado, o Flamengo joga agora podendo perder por até um gol no próximo domingo, na Arena MRV, para ficar com o título. Antes disso, na quarta, o time rubro-negro encara o rival do Atlético-MG, o Cruzeiro, no Independência, pela 32ª rodada do Brasileirão. Já o Atlético-MG joga no mesmo dia em Goiânia com o Atlético-GO, também pelo Brasileiro. E, no domingo, precisará vencer o Flamengo por pelo menos dois gols — nesse caso, levando a decisão do título para os pênaltis.