Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Flamengo se recusa a assinar repúdio da Libra a presidente da Conmebol

Clubes que compõem liga emitiram nota contra a principal entidade do futebol sul-americano


			
				Flamengo se recusa a assinar repúdio da Libra a presidente da Conmebol
Luiz Eduardo Baptista, o BAP, assumiu a presidência do Flamengo para o ano de 2025. (Foto: Lance!)

O Flamengo optou por não assinar a nota de repúdio feita por clubes da Libra a Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. O mandatário foi amplamente criticado ao comparar a possível ausência de brasileiros na Libertadores à relação entre o personagem Tarzan e a chimpanzé Chita, o que levou à correlação das equipes filiadas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao animal, em cunho racista.

A recusa se deu em meio à guerra vivida pelo Rubro-Negro e pela liga de clubes, gerada por discordâncias no acordo televisivo de partidas. A diretoria carioca vendeu, de forma separada, os direitos internacionais, e solicitou a mudança de critérios na divisão monetária, além de ter recebido, de forma conjunta, membros da Libra e da Liga Forte União (LFU) em busca de associação com ambas.

Leia também

Posteriormente, o próprio Flamengo também emitiu uma nota. No texto, o clube explicou a ausência de sua assinatura, mas reafirmou a necessidade de luta contra os casos de racismo.

👀 Veja abaixo a nota:

"O Flamengo luta contra qualquer forma de racismo e discriminação há muito tempo e reafirma seu compromisso no combate estrutural ao racismo no futebol e na sociedade. No entanto, entendemos que as relações institucionais com a Conmebol devam ser conduzidas pela CBF, entidade que representa oficialmente os clubes brasileiros nos torneios sul-americanos.

No Flamengo, o combate ao racismo vai muito além do discurso. Além do manual interno de Combate ao Racismo, finalizamos os ajustes jurídicos para incluir em nosso estatuto uma cláusula antirracismo. O Flamengo tem plena consciência de sua enorme responsabilidade social e busca, todos os dias, ações estruturais que tragam impacto positivo real para o futebol e para a sociedade."

A aspa de Domínguez teve origem em meio à polêmica dos casos recorrentes de injúria racial em partidas de times do Brasil contra adversários de outros países da América do Sul. O estopim se deu quando Luighi, do Palmeiras, foi ofendido por torcedores do Cerro Porteño-PAR em partida da Libertadores Sub-20; a presidente do Verdão, Leila Pereira, cobrou medidas firmes por parte da entidade continental e sugeriu uma possível filiação à Concacaf, que cuida dos clubes centro e norte-americanos.

Três dias após o ocorrido no Paraguai, a Conmebol divulgou a punição ao Cerro: multa de US$ 50 mil (R$ 283,2 mil na cotação atual) e portões fechados pelo resto da competição de base, além de uma campanha antirracista através de suas redes sociais.

Ainda assim, a decisão não agradou Leila, que não viajou para o sorteio da Libertadores e da Sul-Americana, onde Domínguez emitiu a fala controversa. Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, também optou por boicotar o evento, realizado justamente em Luque-PAR (sede do órgão primário do futebol continental) como forma de protesto.

📝 Veja a nota de repúdio da Libra, não assinada pelo Flamengo

"Os clubes brasileiros Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vitória, Ferroviária, Paysandu, Remo, Volta Redonda, ABC, Brusque, Guarani e Sampaio Corrêa - membros da LiBRA - vêm a público manifestar seu profundo repúdio às declarações do presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, que, ao comparar a possível ausência das equipes brasileiras na Copa Libertadores a "Tarzan sem Chita", utilizou uma analogia de evidente cunho racista e preconceituoso.

A gravíssima declaração de Dominguez traz à tona o evidente preconceito enraizado no ambiente do futebol, reforça estereótipos racistas, perpetua a desumanização de pessoas negras, além de demonstrar total insensibilidade em relação a temas de extrema urgência, como o combate ao racismo e a promoção da diversidade no futebol.

Os clubes brasileiros reafirmam seu compromisso com a luta contra o racismo e com a promoção de um futebol inclusivo e respeitoso. Não aceitaremos calados nenhum tipo de discriminação, seja em campo, nas arquibancadas ou nas declarações de dirigentes.

Atlético-MG

Bahia

Grêmio

Palmeiras

Red Bull Bragantino

Santos

São Paulo

Vitória

Ferroviária

Paysandu

Remo

Volta Redonda

ABC

Brusque

Guarani

Sampaio Corrêa"


			
				Flamengo se recusa a assinar repúdio da Libra a presidente da Conmebol
Flamengo, presidido por BAP, não assinou nota da Libra contra a Conmebol. (Foto: Divulgação/Flamengo)

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X