Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Flamengo se recusa a assinar repúdio da Libra a presidente da Conmebol

Clubes que compõem liga emitiram nota contra a principal entidade do futebol sul-americano


				Flamengo se recusa a assinar repúdio da Libra a presidente da Conmebol
Luiz Eduardo Baptista, o BAP, assumiu a presidência do Flamengo para o ano de 2025. (Foto: Lance!)

O Flamengo optou por não assinar a nota de repúdio feita por clubes da Libra a Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. O mandatário foi amplamente criticado ao comparar a possível ausência de brasileiros na Libertadores à relação entre o personagem Tarzan e a chimpanzé Chita, o que levou à correlação das equipes filiadas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao animal, em cunho racista.

Tudo em um só lugar.

Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

A recusa se deu em meio à guerra vivida pelo Rubro-Negro e pela liga de clubes, gerada por discordâncias no acordo televisivo de partidas. A diretoria carioca vendeu, de forma separada, os direitos internacionais, e solicitou a mudança de critérios na divisão monetária, além de ter recebido, de forma conjunta, membros da Libra e da Liga Forte União (LFU) em busca de associação com ambas.

Leia também

Posteriormente, o próprio Flamengo também emitiu uma nota. No texto, o clube explicou a ausência de sua assinatura, mas reafirmou a necessidade de luta contra os casos de racismo.

?? Veja abaixo a nota:

Shorts Youtube
Play
CSA intensifica preparação para duelo decisivo na Série D - 02/07/2026

CSA intensifica preparação para duelo decisivo na Série D - 02/07/2026

Play
Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Play
Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Play
Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Play
Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

"O Flamengo luta contra qualquer forma de racismo e discriminação há muito tempo e reafirma seu compromisso no combate estrutural ao racismo no futebol e na sociedade. No entanto, entendemos que as relações institucionais com a Conmebol devam ser conduzidas pela CBF, entidade que representa oficialmente os clubes brasileiros nos torneios sul-americanos.

No Flamengo, o combate ao racismo vai muito além do discurso. Além do manual interno de Combate ao Racismo, finalizamos os ajustes jurídicos para incluir em nosso estatuto uma cláusula antirracismo. O Flamengo tem plena consciência de sua enorme responsabilidade social e busca, todos os dias, ações estruturais que tragam impacto positivo real para o futebol e para a sociedade."

A aspa de Domínguez teve origem em meio à polêmica dos casos recorrentes de injúria racial em partidas de times do Brasil contra adversários de outros países da América do Sul. O estopim se deu quando Luighi, do Palmeiras, foi ofendido por torcedores do Cerro Porteño-PAR em partida da Libertadores Sub-20; a presidente do Verdão, Leila Pereira, cobrou medidas firmes por parte da entidade continental e sugeriu uma possível filiação à Concacaf, que cuida dos clubes centro e norte-americanos.

Três dias após o ocorrido no Paraguai, a Conmebol divulgou a punição ao Cerro: multa de US$ 50 mil (R$ 283,2 mil na cotação atual) e portões fechados pelo resto da competição de base, além de uma campanha antirracista através de suas redes sociais.

Ainda assim, a decisão não agradou Leila, que não viajou para o sorteio da Libertadores e da Sul-Americana, onde Domínguez emitiu a fala controversa. Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, também optou por boicotar o evento, realizado justamente em Luque-PAR (sede do órgão primário do futebol continental) como forma de protesto.

?? Veja a nota de repúdio da Libra, não assinada pelo Flamengo

"Os clubes brasileiros Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vitória, Ferroviária, Paysandu, Remo, Volta Redonda, ABC, Brusque, Guarani e Sampaio Corrêa - membros da LiBRA - vêm a público manifestar seu profundo repúdio às declarações do presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, que, ao comparar a possível ausência das equipes brasileiras na Copa Libertadores a "Tarzan sem Chita", utilizou uma analogia de evidente cunho racista e preconceituoso.

A gravíssima declaração de Dominguez traz à tona o evidente preconceito enraizado no ambiente do futebol, reforça estereótipos racistas, perpetua a desumanização de pessoas negras, além de demonstrar total insensibilidade em relação a temas de extrema urgência, como o combate ao racismo e a promoção da diversidade no futebol.

Os clubes brasileiros reafirmam seu compromisso com a luta contra o racismo e com a promoção de um futebol inclusivo e respeitoso. Não aceitaremos calados nenhum tipo de discriminação, seja em campo, nas arquibancadas ou nas declarações de dirigentes.

Atlético-MG

Bahia

Grêmio

Palmeiras

Red Bull Bragantino

Santos

São Paulo

Vitória

Ferroviária

Paysandu

Remo

Volta Redonda

ABC

Brusque

Guarani

Sampaio Corrêa"


				Flamengo se recusa a assinar repúdio da Libra a presidente da Conmebol
Flamengo, presidido por BAP, não assinou nota da Libra contra a Conmebol. (Foto: Divulgação/Flamengo)

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas